Partilhar

As Transformações do Homem

Lewis Mumford

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
14,39 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As Transformações do Homem (1956) acompanha a nossa longa e sinuosa história, da animalidade à globalização, seguindo o rumo a uma crescente racionalização dos meios de produção e a uma galopante irracionalidade da nossa espécie.

Da invenção da linguagem às origens da religião, do florescer das primeiras cidades à mecanização do quotidiano, esta obra-charneira do autor de Técnica e Civilização (1934) relaciona cada nova etapa do desenvolvimento do ser humano com as subtis alterações ou profundas revoluções na sua personalidade e consciência.

Num discurso claro, sucinto e fluente, Mumford não se fica pelos alertas para os perigos da sobreexposição à tecnologia e da dependência de processos automatizados, mas defende que a humanidade tem em si os meios — espirituais e sociais, mas também os tecnológicos — para criar um futuro livre e sustentável.

Ler mais

Autor

Lewis Mumford

Lewis Mumford (1895-1990) foi filósofo, historiador das técnicas e da cultura, sociólogo e analista do urbanismo contemporâneo. A sua obra multifacetada abrange mais de seis décadas, e a sua vida repartiu-se pelo estudo do pensamento utopista (História das Utopias, 1922), da evolução paranóica da sociedade industrial (The Myth of the Machine, 1967-70), das etapas essenciais da transformação humana (In the Name of Sanity, 1954, e The Transformations of Man, 1956) e das cidades (The Culture of Cities, 1938, e The City in History, 1961). Entre os anos 30 e 60, colaborou, como crítico e publicista, com a New Republic e a New Yorker, e leccionou na Universidade de Stanford, afirmando-se como teorizador generalista num meio em que dominavam já as especializações académicas. Autor comprometido e visionário num tempo em que a civilização perdera o rumo, defendia uma renovação do Homem, em nome do vital e do genuíno, e o recentramento do ser deslumbrado pela evolução tecnológica.

Ler mais