Partilhar

Homens Representativos - Sete Palestras

Textos Filosóficos

Ralph Waldo Emerson

Em Stock



Desconto: 10%
14,31 € 15,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Publicado pela primeira vez em 1850, as sete palestras que compõem este livro, pensadas como «entretenimento para entardeceres de inverno», glorificam figuras históricas que encarnam os princípios e as aspirações da então ainda jovem república americana. Um primeiro ensaio discute o papel desempenhado pelos grandes homens na sociedade. Os restantes seis exaltam as virtudes de seis homens considerados por Emerson como paradigmáticos: Platão, o filósofo; Swedenborg, o místico; Montaigne, o cético; Shakespeare, o poeta; Napoleão, o homem do mundo; e Goethe, o escritor.
Com estas reflexões, Emerson avança a hipótese romântica da existência de um espírito geral que se expressa com especial intensidade através de certos indivíduos. O génio apresenta-se, assim, como uma qualidade rara, partilhada por uma minoria para benefício da maioria. O valor da grandeza individual é aqui exaltado com o propósito de ajudar os leitores a reconciliarem-se com as virtudes quotidianas dos «homens representativos».

Ler mais

Amostra

Autor

Ralph Waldo Emerson

Ralph Waldo Emerson (1803-1882) foi um filósofo, poeta e conferencista norte-americano. Expoente máximo do movimento transcendentalista americano de meados do século XIX, a sua fama em vida foi arrebatadora, congregando multidões nas suas conferências. O seu idealismo transcendental enfatizava a autoconfiança, a cultura pessoal e a expressão individual. Na Europa, foi decisivo para o pensamento de Nietzsche, que recuperou temas como o poder, o destino, a poesia e a história e a crítica do cristianismo.


Ler mais