Partilhar

História da Educação no Arquipélago de São Tomé e Príncipe (1470-1975) - Ensino Secundário

Lúcio Neto Amado

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Ensino Secundário nas Ilhas, no início do século XX era entendido como a formação académica obtida a seguir à conclusão dos exames do primeiro grau (antiga 3.a classe) e do segundo grau (antiga 4.a classe) do Ensino Primário. O acesso a esse nível de ensino complementar (ensino secundário) era deveras selectivo causando, amiudadamente, obstáculos a todos os indivíduos que tivessem o desejo de se sentar nos bancos da escola onde se leccionavam as aulas.

***

Deveras selectiva, a organização do ensino secundário na Província de S. Tomé e Príncipe surgiu na segunda metade do século XX, no ano de 1952, com o estatuto de ensino particular e a denominação de Colégio-Liceu, e, terminou no ano lectivo de 1957-1958. Se- guiu-se-lhe a criação do Liceu D. João II, a 18 de Setembro de 1959, através do Decreto-Lei n.o 45 512, que terminou no ano lectivo de 1974-1975. Qualquer uma destas instituições, estruturada de acordo com as normas de um modelo administrativo hierarquizado e centralizado, teve a finalidade de impor aos discentes os padrões civilizacionais e a cultura do colonizador, desconsiderando e discriminando os “filhos da terra” e a sua cultura.

[Natália Umbelina, in Prefácio]

Ler mais

Autor

Lúcio Neto Amado

LÚCIO NETO AMADO. Nasceu na Freguesia da Conceição, ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). Fez os estudos primários em São Tomé e liceal em São Tomé e em Lisboa. É Professor de Educação Física de profissão – Licenciado em Educação Física e em Sociologia. Leccionou em Angola, em Timor-Leste, em Portu- gal e em São Tomé e Príncipe. Obras publicadas: “Manifestações Culturais São-Tomenses – apontamentos, comentários, reflecções”, 2011; “Os Mares do meu Arquipélago“, 2012; “O Labirinto da Esperança”, 2014; "História da Educação em São Tomé e Príncipe", 2018 e Maria das Tormentas, 2019.

Ler mais