Partilhar

Educação Física e Desporto nas Ilhas de São Tomé e Príncipe - Colectânea de fontes escritas e iconográficas

Lúcio Neto Amado

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O arquipélago de São Tomé e Príncipe viu surgir o Desporto, pela primeira vez, nos finais do século XIX/ princípios do século XX, marcado por um contexto colonial, para gáudio dos interesses políticos e económicos da potência colonizadora. Os primeiros sinais de desporto surgiram na cidade de São Tomé, em forma de lazer e do associativismo recreativo e cultural, graças à revitalização económica que se registava no arquipélago.

(...) Os primeiros indivíduos naturais do arquipélago a assimilarem a performance do pontapé na bola de futebol foram os elementos do Sporting Clube de São Tomé, uma formação desportiva, ainda embrionária, surgida, dois anos depois da queda da monarquia em Portugal, ou seja, no ano de 1912, com a designação de Sport Club de São Tomé, oficializado somente em 1939.

(in Introdução)

***

O Autor, na sua obra de pesquisa aturada sobre o passado desportivo de São Tomé e Príncipe ao longo do período que antecedeu a independência nacional e mesmo depois dela, tem por objetivo fundamental dotar os estudantes universitários são-tomenses do Curso de Educação Física, de um instrumento literário que sirva de consulta e estudo do fenómeno desportivo nestas Ilhas. (...)

Não podemos continuar a olhar para o desporto como o parente pobre da sociedade. A grande verdade é que o nosso desporto nunca foi visto como um elemento determinante para a criação de uma Nação são-tomense coesa, culturalmente forte, criadora da in- dispensável unidade nacional e de identidade reconhecida, rumo ao progresso e ao desenvolvimento. Não devemos esquecer-nos que somos uma Nação muito pequena que fala cinco línguas de tronco comum.

HORÁCIO DA FONSECA PURVIS (in Prefácio)

Ler mais

Autor

Lúcio Neto Amado

LÚCIO NETO AMADO. Nasceu na Freguesia da Conceição, ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe). Fez os estudos primários em São Tomé e liceal em São Tomé e em Lisboa. É Professor de Educação Física de profissão – Licenciado em Educação Física e em Sociologia. Leccionou em Angola, em Timor-Leste, em Portu- gal e em São Tomé e Príncipe. Obras publicadas: “Manifestações Culturais São-Tomenses – apontamentos, comentários, reflecções”, 2011; “Os Mares do meu Arquipélago“, 2012; “O Labirinto da Esperança”, 2014; "História da Educação em São Tomé e Príncipe", 2018 e Maria das Tormentas, 2019.

Ler mais