Partilhar

14,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os autores deste livro, que foi pensado especialmente para os jovens mas é acessível a todos os leitores, pretendem oferecer uma introdução acessível à magistral obra de São Tomás de Aquino, defendendo que uma vida bem informada e culta exige diálogo e familiaridade com os maiores espíritos que povoaram a história humana, como é o caso deste incontornável santo e doutor da Igreja Católica. Mas será possível ser amigo e discípulo de São Tomás sem estudos filosóficos e teológicos, com vida intensa e poucos tempos livres? Os autores respondem claramente que sim e o objeto deste seu livrinho é precisamente ajudar a vencer bloqueios, funcionando como um GPS para orientação do leitor dentro da vida e da obra do mestre de Aquino, «um excelente companheiro na vida intelectual e pessoal de qualquer pessoa, ajuda preciosa nas questões quotidianas, desde que se vença o receio e a intimidação iniciais». Apresentam por isso este texto como «um mapa, uma carta de orientação. A sua lógica é fácil de descrever e está dividido em quatro pequenas secções. A primeira, intitulada “Porquê”, descreve as principais razões por que alguém, no século XXI, se deve interessar por alguém que morreu há precisamente 750 anos. As duas secções seguintes, “Quem” e “O quê”, constituem breve guias para a vida, a obra e o pensamento do autor, enquanto a secção final, “Como”, fornece algumas pistas para acesso fácil aos textos e suas análises. O livro termina com um anexo onde se pretende ilustrar como o pensamento de São Tomás pode ser aplicado aos dias de hoje, considerando os temas sexo, drogas e rock‘n’roll».

Ler mais

Autor(es)

Duarte da Cunha

Ler mais

João César das Neves

João César das Neves é doutorado em Economia e autor de vários livros e artigos científicos nessa área. É professor na Universidade Católica Portuguesa e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da mesma universidade. Foi também conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro ministro português Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Os diversos livros e artigos que publicou na área da economia centram-se em domínios como o desenvolvimento económico, a macroeconomia, a ética económica e a história económica e do pensamento económico. É também colaborador regular do Diário de Notícias e membro de várias organizações católicas.

No âmbito da ficção tem já publicados os seguintes títulos na Principia - Crónicas do Céu (Novembro, 2002), Contos de Natal (Outubro, 2001) e Parábolas sobre Jesus (Março, 2001) e O Primeiro Dia (Setembro, 2003).

No âmbito do ensaio, a Principia publicou ainda os seus livros O Que É a Economia? (Maio, 2003), A Economia de Deus (Julho, 2001) e O Nobel da Economia (Dezembro, 1998).

Ler mais