Partilhar

Globalização e Gestão das Diferenças Culturais

Paulo Finuras

Em Stock



Desconto: 20%
13,28 € 16,60 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Não é a mudança do ambiente que nos deve surpreender tanto, mas sim a sua velocidade e ritmo nunca vistos. O telefone levou 50 anos a alcançar 50 milhões de pessoas mas os telemóveis só precisaram de doze anos e a internet sete anos. O Facebook precisou de quatro anos para chegar a 50 milhões de utilizadores mas o jogo de realidade aumentada Pokémon Go apenas necessitou de dezanove dias para alcançar o mesmo número. Em Portugal, em 1997 havia 88 670 assinantes da internet; em 2016 esse número já era de 3 190 251. Como começou este processo de planetarização a que chamamos globalização? Quais as forças, o sentido e as suas tendências? E qual o papel da diversidade cultural na gestão internacional das pessoas? Como gerir o choque cultural? Eis algumas das questões tratadas neste livro. Uma vez que a globalização representa não apenas uma mudança gradual nas nossas formas de vida mas também nas suas próprias circunstâncias, este é um livro que se dirige aos gestores, quadros internacionais, empresários e estudantes que se interessem pela compreensão das diferenças culturais e seu impacto na gestão, mas também a todos aqueles que pretendam interpretar um mundo em constante transformação.

«Este livro fornece o que é necessário para gerir de acordo com diferentes contextos culturais tornando-o uma ferramenta vital no arsenal de qualquer gestor que trabalhe com equipas multinacionais e para cada empresa que participe no mercado internacional»

António Fidalgo - Especialista de RH – UNESCO

«Diz Santo Agostinho nas Confissões que “o temor abomina o insólito e o inesperado e procura garantir a segurança”. Paulo Finuras neste livro abre caminhos para desconstruir o desconhecido no quadro global de hoje e oferece soluções e clareza para escolhas que deveriam ser tentadas, que devem ser feitas.»

António Martins da Cruz - Embaixador e ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros

«Com este trabalho o Paulo Finuras clarifica e simplifica muitas das complexas realidades que temos que superar para trabalhar ou relacionarmo-nos em espaços mais ou menos desconhecidos, entre culturas e valores com diferenças a respeitar, sejam entre continentes ou mesmo em espaços como a Península Ibérica, e fá-lo com um elevado sentido prático. Desta forma temos um sério contributo para a criação de valor e de bases de entendimento para suporte e entendimento entre os povos.»

José Luís Simões - Presidente conselho administração Grupo Luís Simões

«Esta é “a” obra obrigatória para pensar, desenhar processos, atuar e gerir de forma GLOBAL num mundo cada vez mais “pequeno”, incerto, mutável, inquietante, desafiador e, sobretudo, marcado pela necessidade de reforço das competências criticas tais como: a gestão multicultural, o pensamento integrado e agregador, a capacidade de gerir na adversidade e a gestão da “mãe de todas as diversidades” – a Diversidade Cognitiva nas organizações.»

Pedro Ramos, Ph. D. - Presidente da APG


Ler mais

Amostra

Autor

Paulo Finuras

Doutor em Ciência Política (UL), sociólogo (Iscte-IUL) e professor associado convidado no ISG – Business & Economics School de Lisboa. Em termos académicos e profissionais, tem-se dedicado ao estudo da evolução e comportamento humano e da sociobiologia. Neste domínio, é autor dos livros: Primatas Culturais: Evolução e Natureza Humana (2015), Bioliderança: porque seguimos quem seguimos? (2018), Da Natureza das Causas – Psicologia Evolucionista e Biopolítica (2020) e Human Affairs – Evolution & Behaviour (2021), todos publicados pela Sílabo.

Ler mais