Partilhar

Em Quem Confiamos? Valores culturais e (des)confiança nas instituições

Paulo Finuras

Sujeito a confirmação por parte da editora


Desconto: 10%
14,85 € 16,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A confiança e, sobretudo, a sua ausência estão na ordem do dia e são vários os estudos que apontam para o seu declínio generalizado. Contudo, há culturas que revelam índices de confiança social elevados.

Por que razão haverá sociedades mais confiantes do que outras? Será que há uma disposição para se confiar mais numas culturas do que noutras?
Que influências podem ter os valores culturais na confiança dos cidadãos?
Será a desconfiança um «imposto invisível» que retarda o desenvolvimento económico e social das nações?
Que relação existe entre a crescente falta de confiança nas instituições políticas e o crime e a corrupção?
Fortes desigualdades na distribuição da riqueza e nos rendimentos podem rasgar o tecido social de uma nação, ou seja, abalar e erodir o sentimento nacional de propósito e identidade comuns? Este livro de Paulo Finuras aborda todas estas questões e outras relacionadas com a influência da cultura nacional na confiança institucional. Passando para a prática, e apoiando-se nos resultados de uma sondagem sobre a confiança dos cidadãos nas suas principais instituições, o autor caracteriza, numa investigação comparada em quatro países lusófonos (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Portugal), o «software mental coletivo» destas quatro culturas nacionais.

Esta obra é leitura recomendada para estudantes, investigadores, profissionais das áreas das Ciências Sociais, empresários, quadros organizacionais, políticos e todos aqueles que se interessem pelos grandes temas da atualidade, onde a Confiança se insere cada vez mais como «aquela coisa» que pode mudar «todas as coisas»!

Ler mais

Autor

Paulo Finuras

Ler mais