Partilhar

Gago Coutinho - E os Descobrimentos Portugueses

Carlos Calinas Correia

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este é um trabalho de divulgação da obra de um historiador que baseou as suas opiniões em ciência náutica para conjecturar rotas, destruir mitos e repor verdades, defendendo acima de tudo a Verdade e, na impossibilidade de a provar, a verosimilhança, baseada naquela mesma ciência. Os seus trabalhos, de investigação e de crítica, corrigem, aclaram e completam o que se lê em muitas obras, antigas e modernas.

(...) O livro compõe-se de resumos dos trabalhos de Gago Coutinho, expressos em comunicações, conferências e artigos, escolhidos no sentido de expor largamente o seu conhecimento, interpretação e pensamento sobre factos da nossa História, Marítima, que o mesmo é dizer, da nossa História dos Descobrimentos.

***

Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu às 3h e 30m de 17 de Fevereiro de 1869. Terá nascido em S. Braz de Alportel, no lugar de Mesquita, mas foi registado em Lisboa como nascido na Calçada da Ajuda. Era filho de José Viegas Gago Coutinho e de Fortunata Maria Mendes Coutinho, ambos de Faro. Sua mãe faleceu tinha ele 8 anos, pelo que foi criado por uma vizinha, amiga de sua mãe, que morava no mesmo prédio, que referiu como “carinhosa mãe, durante muitos anos”.

Ler mais

Autor

Carlos Calinas Correia

CARLOS CALINAS CORREIA formou-se em engenharia electrotécnica pelo IST em 1957, exercendo seguidamente actividade como projectista em áreas tão diversificadas como redes de distribuição, iluminação pública, instalações industriais e electrificação de grandes edifícios. Em 1969 transitou para a área de manutenção industrial. Finalizou a sua actividade de engenheiro como gestor de projectos e, após a conclusão destes, foi nomeado administrador de uma unidade fabril, actividade em que se reformou. Simultaneamente, e desde 1962, geriu uma firma de comércio internacional, negócio familiar deixado em herança por seu pai. Exerceu também actividade em profissão liberal e como consultor de diversas empresas. Após a reforma destas actividades dedicou-se à História, que fora sempre um seu “hobby”, licenciando-se e obtendo o mestrado em “História dos Descobri- mentos e Expansão”, com a defesa duma dissertação sobre “A Arte de Navegar de Manoel Pimentel. (As edições de 1690 e 1712)”. Tem participado em congressos. Publicou em 2017 A Arte de Navegar na época dos Descobrimentos e em 2018 His- tória dos Descobrimentos – Uma Odisseia Fascinante, ambos, nas Edições Colibri.

Ler mais