Partilhar

História dos Descobrimentos: uma odisseia fascinante

Carlos Calinas Correia

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Os descobrimentos portugueses têm uma história fascinante sob muitos pontos de vista, com facetas tão variadas que a forma de a contar pode ser feita de muitos modos e segundo muitos e diversos aspectos. Aquela que ensaiamos nesta obra procura ligar os diversos acontecimentos e a sua cronologia à época e à personalidade dos decisores da altura, pois foram as circunstâncias e a personalidade deles que lhes deram origem e sustentaram o curso. Não foi por acaso que “da ocidental praia lusitana” partiu, “por mares nunca dantes navegados”, um punhado de homens que, “em perigos e guerras esforçados”, acrescentaram ao conhecimento humano páginas e páginas de geografia, antropologia, botânica, zoologia, etc. E criaram novas técnicas de navegação e, ao mesmo tempo que desenvolveram a cartografia e a construção naval, desbravaram o Oceano, fazendo conhecer correntes e ventos que marcaram os rumos com que estreitaram o Mundo e aproximaram civilizações.
Conhece-se actividade marítima em Portugal desde o tempo do primeiro rei, cujo almirante, D. Fuas Roupinho, consta ter combatido navios mouros que assolavam as nossas costas, mas também o comércio marítimo, que se estenderia ao Mediterrâneo e ao Báltico. Está documentado o interesse de D. Dinis, que, após a morte do seu almirante-mor, Nuno Fernandes Cogominho, mandou vir de Génova Manuel Pessanha e mais 20 marinheiros, para reorganizar a marinha. E de D. Fernando, que fomentou a construção naval, dando para tal facilidades nas matas nacionais, e foi pioneiro no seguro marítimo.

Ler mais

Autor

Carlos Calinas Correia

CARLOS CALINAS CORREIA formou-se em engenharia electrotécnica pelo IST em 1957, exercendo seguidamente actividade como projectista em áreas tão diversificadas como redes de distribuição, iluminação pública, instalações industriais e electrificação de grandes edifícios. Em 1969 transitou para a área de manutenção industrial. Finalizou a sua actividade de engenheiro como gestor de projectos e, após a conclusão destes, foi nomeado administrador de uma unidade fabril, actividade em que se reformou. Simultaneamente, e desde 1962, geriu uma firma de comércio internacional, negócio familiar deixado em herança por seu pai. Exerceu também actividade em profissão liberal e como consultor de diversas empresas. Após a reforma destas actividades dedicou-se à História, que fora sempre um seu “hobby”, licenciando-se e obtendo o mestrado em “História dos Descobri- mentos e Expansão”, com a defesa duma dissertação sobre “A Arte de Navegar de Manoel Pimentel. (As edições de 1690 e 1712)”. Tem participado em congressos. Publicou em 2017 A Arte de Navegar na época dos Descobrimentos e em 2018 His- tória dos Descobrimentos – Uma Odisseia Fascinante, ambos, nas Edições Colibri.

Ler mais