Partilhar

Argumentos de Egas Moniz

César Gomes

Em Stock



+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
9,60 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As estórias que aqui se contam são baseadas em episódios recentes e atuais, podendo afirmar-se que este livro encerra muitas incógnitas. É uma constante da vida, que nos leva a apreciar o desenvolvimento primitivo do homem, a chegada do avião supersónico, a exploração do espaço lunar, o aperfeiçoamento dos computadores, a magia dos telefones inteligentes e os carros eléctricos. Enfim, serão estórias que, em qualquer momento, podem ser completadas ou corrigidas pelos leitores, capazes de contribuir para a construção de um futuro risonho.

* **

O que mais me atrai, na obra escrita do Dr. César Gomes, são as passagens e episódios em que nos conta, de viva voz, factos que viveu num tempo que hoje nos parece muito remoto, de dias muito duros, algo amenizados pela sua forma positiva de encarar a vida. São testemunho de um passado desconhecido das gerações mais novas, que é imprescindível preservar, pois são parte integrante e fundamental da nossa história. Memórias da infância e adolescência em Escalhão, a passagem por Lisboa, pelo curso de enfermagem, a vida em Luanda, como enfermeiro e aluno do curso de medicina que terminou no Porto, o seu atribulado regresso à metrópole, em 1974, e a sua vida desde então, salpicada de episódios que nos descreve com um realismo só possível porque os viveu.

[LUÍS MOREIRA DIAS]

Ler mais

Autor

César Gomes

Escalhão, 1931 Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Licenciado em Medicina-1969 na Faculdade de Medicina do Porto. Especialista em Medicina Interna e Gastrenterologia. Trabalhou com o Professor Villardel e Marti Vicete em Barcelona. Fez o curso de Ecografia. Foi assistente da Faculdade de Medicina em Luanda, e na Faculdade de Medicina do Porto. Fundou as Unidades de Laparoscopia e de Proctologia no Hospital de S. João. Co-fundador da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro e foi seu diretor durante 10 anos. Fez palestras em Portugal, Brasil, Espanha Itália, Checoslováquia, Polónia e Moçambique. Publicou Via Sacra e Meditação – Traços de uma Vivência; Raia Molhada; Ontem futuro de Amanhã; Angola – o 4 de fevereiro de 1961; Ser ou não Ser... Tradições de uma Aldeia Portuguesa e O Marquês de Pombal e a Família Távora e Interesse Histórico – Casqueiro, Palito Métrico, Matança Artesanal do Porco, Viagens e Cultura.

Ler mais