Partilhar

Escolha Coletiva e Bem-Estar Social

Fora de Coleção

Amartya Sen

Disponibilidade Imediata

Desconto: 10%
35,91 € 39,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"Poderão os valores que os membros individuais da sociedade atribuem a diferentes
alternativas ser agregados em valores para a sociedade como um todo, de uma maneira que seja justa e teoricamente sensata? Será o princípio da maioria uma regra praticável para se tomar decisões? Como é que a desigualdade de rendimentos deveria ser medida? Quando e como podemos comparar a distribuição do bem-estar nas diferentes sociedades?"

Estas questões, retiradas da citação da Academia Sueca das Ciências, quando Amartya Sen recebeu o Prémio Nobel da Economia, referem-se ao seu trabalho sobre Collective Choice and Social Welfare, o mais importante de todos os seus primeiros livros.
As ideias de Sen sobre escolha social, economia do bem-estar, desigualdade, pobreza e direitos humanos continuaram a evoluir desde que o livro foi publicado pela primeira vez. Esta edição expandida, que começa por reproduzir na íntegra a edição original de 1970, apresenta onze novos capítulos com novos argumentos e resultados.

Ler mais

Autor

Amartya Sen

Amartya Sen é Professor de Filosofia e Professor de Economia na Universidade de Harvard e dirige a Cátedra Lamon. Foi ainda Mestre da Universidade de Trinity College, Cambridge,no período 1998-2004. Economista de grande relevo, figura intelectual de vasta cultura, a quem foi concedido, em 1998 o Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, Sen personifica uma intensa convivência com os grandes debates intelectuais das últimas décadas, designadamente quando estão em causa temas como os das escolhas colectivas, da justiça, dos valores, da pobreza, do desenvolvimento, da ética ou da capacitação das pessoas para uma inserção plena na sociedade e na economia. Os seus numerosos livros incluem "Desenvolvimento como Liberdade", "Racionalidade e Liberdade", "O Indiano Argumentativo e Identidade e Violência". Em 2010, a sua mais importante Obra, "A Ideia de Justiça", foi publicada em Portugal pela Edições Almedina.

Ler mais