Partilhar

Desigualdades e Políticas de Género

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro encontra-se dividido em duas partes. Iniciando a primeira com um capítulo de introdução e enquadramento da temática e da metodologia seguida na investigação, seguemse os contributos de investigadoras convidadas, consubstanciados em capítulos ora de enfoque mais teórico, atendendo aos diversos paradigmas que permeiam as desigualdades de género ora em pesquisas centradas no espaço doméstico/ familiar em Espanha e Portugal. Inclui-se ainda nesta parte o mapeamento da problemática do (des)emprego e correlativas dinâmicas em Portugal e na União Europeia na perspectiva de género bem como dos constrangimentos e potencialidades do empreendedorismo por parte de mulheres diplomadas na transição para a vida ativa.
Na segunda parte vertem-se resultados da pesquisa, baseada na inquirição de 802 indivíduos. Primeiramente procede-se à caraterização sociodemográfica dos inquiridos/as, com ênfase na composição dos agregados e níveis de escolarização por sexo; segue-se uma análise dos estereótipos e formas de sexismo - hostil e benevolente e, por fim, dos valores religiosos e políticos e sua relação com as dimensões do género e classe social.
Os dois últimos capítulos, centrados nas dinâmicas pósconjugais, desenvolvem-se com base numa subamostra de inquiridos divorciados/as associada à análise de processos judiciais de divórcio e em entrevistas com magistrados/as e homens e mulheres (pais e mães), dando-se conta das negociações e vivências que permeiam tais processos, inclusive ao nível da regulação das responsabilidades parentais.

 

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais