Partilhar

Do Período Experimental no Contrato de Trabalho

Monografias

Tatiana Guerra de Almeida

Poucos exemplares em stock



Desconto: 59%
7,50 € 18,30 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O reconhecimento de interesses experimentais no âmbito do contrato de trabalho relaciona-se com um conjunto de opções essenciais na delimitação e conteúdo de um princípio de estabilidade no emprego e, consequentemente, também com o que respeita à disciplina dos modos de cessação do vínculo laboral.
O tema assume tanto maior relevo quando são hoje não raras as vozes que contestam os traços tradicionais desta figura, questionam o seu regime jurídico e acentuam certas manifestações patológicas da sua aplicação prática.
A entrada em vigor do Código do Trabalho, alterando e desenvolvendo a disciplina jurídica do período experimental, apresentou-se como oportunidade para um reexame crítico e actualizado do instituto, orientado para a determinação do sentido e funções actuais da experiência juslaboral.

Nota Prévia

O trabalho que agora se publica corresponde à dissertação de mestrado em Ciências Jurídicas apresentada na Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa em Abril de 2005 e discutida em provas públicas realizadas em Dezembro desse ano.
Pese embora o reconhecimento de que o lapso de tempo entretanto ocorrido desafiava à consideração de algumas alterações e actualizações, sobrelevou a desvantagem do inevitável adiamento da publicação que daí resultaria. Optou-se, por isso, pela manutenção da estrutura e conteúdo do texto apresentado e discutido naquele momento, limitando-se a revisão às necessárias correcções de índole formal.
A investigação - diz-se frequentemente - é uma tarefa solitária. A verdade, porém, é que o trabalho que agora se publica não teria sido possível sem o apoio generoso e dedicado daqueles a quem neste momento se impõe prestar urna palavra de reconhecimento.
Assim, e em primeiro lugar, ao Senhor Professor Doutor Bernardo Xavier, a quem agradeço, a par do muito que tenho aprendido como sua assistente, toda a dedicação com que assumiu a missão de orientação deste projecto e em quem sempre encontro palavras de incentivo e entusiasmo.
Ao Senhor Professor Doutor Júlio Gomes, o reconhecimento pelo empenho e cuidado com que assumiu o encargo de arguir a dissertação, propiciando um debate tão vivo e rico de ideias, bem como ao Senhor Professor Doutor José João Abrantes, a quem muito agradeço também a disponibilidade e entusiasmo com que aceitou integrar o júri destas provas, as inúmeras sugestões e palavras de incentivo.
Uma palavra de reconhecido agradecimento não pode deixar de ser dirigida também ao Senhor Professor Doutor Rui Medeiros, ao tempo Director da Faculdade, pelo constante apoio, compreensão e estímulo.
Aos meus colegas da Faculdade, a quem tanto fico devedora pela solidariedade e amizade que sempre demonstraram, recordando, em especial, a permanente disponibilidade e as incontáveis sugestões e esclarecimentos dos Mestres Pedro Furtado Martins, António Nunes de Carvalho e Joana Vasconcelos.
À minha família, que tanto compartilhou do esforço, das contrariedades e da vontade de avançar neste projecto, por tudo o que fica além do agradecimento.
Ao Bruno, por esse tudo e por muito mais do que alguma vez conseguirei exprimir.
Lisboa, Novembro de 2006

Parte I
Preliminares

Parte II
Relação de Trabalho e Período Experimental

Enquadramento do Período Experimental na Estrutura da Relação Jurídica Laboral
Regime Jurídico do Período Experimental
Natureza Jurídica do Período Experimental

Ler mais

Autor

Tatiana Guerra de Almeida

Ler mais