
Dire(i)to ao Futuro - por um mundo mais justo, mais verde e mais seguro
Jorge Moreira da Silva
Sujeito a confirmação por parte da editora
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Caleidoscópio
- Categorias:
- Ano: 2021
- ISBN: 9789896587147
- Número de páginas: 352
- Capa: Brochada
Sinopse
A decisão de publicar um livro que reúne artigos de opinião, crónicas e editoriais obedece, tanto da parte do autor como da editora, a um juízo exigente. Neste caso, a decisão assentou em quatro razões essenciais.
Primeiro, os textos que foram publicados na imprensa internacional e nacional e em revistas, relatórios e plataformas digitais de instituições internacionais, mais do que dispersos ou avulsos, representavam, verdadeiramente, um conjunto coerente e indissociável.
Segundo, a seleção e a compilação, num único livro, de textos publicados entre 2016 e 2021, período que foi marcado por grandes transformações na cena internacional, proporciona aos leitores uma avaliação de um determinado tempo político, a partir da análise que o autor desenvolveu e das propostas que foi formulando.
Terceiro, é necessário fazer todos os esforços para descapsular, do grupo restrito de diplomatas e especialistas de política internacional e de sustentabilidade, os debates sobre cooperação internacional, multilateralismo e desenvolvimento sustentável, tentando levá-los ao grande público.
Quarto, o autor sempre considerou que o primeiro dever de quem exerce funções públicas nacionais ou internacionais é o de prestar contas aos cidadãos.
O livro começa – tal como a jornada do autor na OCDE – com a esperança numa recém-aprovada Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pros- segue com os sobressaltos resultantes da gestão da crise dos refugiados, da insuficiente ação climática, do agravamento dos conflitos, das desigualdades e da pobreza, das guerras comerciais entre as grandes potências, da proliferação do populismo e do autoritarismo, e encerra com a longa luta contra a pandemia e contra os seus efeitos sociais e económicos.
No essencial, perante a insustentabilidade da nossa trajetória de desenvolvimento, que se traduz na criação de uma gigantesca hipoteca cujo pagamento é endossado, num futuro que não é assim tão distante, aos mais novos, o livro trata da reabilitação do direito ao futuro.