ENVIOS GRÁTIS - Para compras de 20/11 a 16/12. Devolução prolongada até 30/01/2021. Ver condições

Partilhar

Dez Grandes Estadistas Atenienses

Extra Coleção

Delfim F. Leão, José Ribeiro Ferreira

Em Stock


Desconto: 10%
19,71 € 21,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Este livro resulta da confluência da investigação desenvolvida pelos seus autores, ao longo de quase duas décadas, sobre matérias relacionadas com a história da Grécia antiga. O volume cobre, mais em particular, o período compreendido entre a segunda metade do séc. VII e o último quartel do séc. V a.C., facultando uma abordagem diacrónica da evolução político-constitucional de Atenas, através da análise da obra de dez grandes estadistas.
Além da discussão crítica da bibliografia especifica mais significativa, a análise privilegia o uso das fontes antigas como principal fio condutor da exposição, pois é dessas mesmas fontes literárias (frequentemente conjugadas com os dados fornecidos pela arqueologia, epigrafia e numismática) que resulta o conhecimento em primeira mão do que hoje se sabe sobre a antiguidade clássica.
Ao elaborar esta análise de dois séculos e meio da história político-constitucional de Atenas, os autores guiaram-se pelo objectivo de encontrar o equilíbrio entre uma forma de exposição que possa ser simultaneamente útil a especialistas em antiguidade clássica, a estudantes de nível avançado e ainda ao público em geral.

Ler mais

Autor(es)

Delfim F. Leão

DELFIM F. LEÃO: Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, na especialidade de História da Cultura Clássica, com o trabalho Sólon. Ética e Política (Lisboa, Gulbenkian, 2001). Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra, tem dedicado a sua investigação ao direito grego, à teoria política na antiguidade clássica, à pragmática teatral e ao romance latino. É investigador responsável pelo projecto “Plutarco e os fundamentos da identidade europeia” e, entre os trabalhos mais recentes, publicou Apuleio. O burro de ouro (Lisboa, Cotovia, 2007) e co-editou, juntamente com E. M. Harris e P. J. Rhodes, Law and Drama in Ancient Greece (London, Duckworth, 2010).

Ler mais

José Ribeiro Ferreira

JOSÉ RIBEIRO FERREIRA é Professor Catedrático do Grupo de Estudos Clássicos e investigador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra. Doutorou-se em Letras na mesma Universidade com a tese Hélade e Helenos I: Génese e evolução de um conceito (Coimbra 1992). Tem dedicado a investigação à Cultura Clássica e sua recepção, em particular à literatura e artes gregas, à democracia e federalismos gregos, e à mitologia greco-romana. Publicou, entre muitos outros títulos, Amor e morte na Cultura Clássica (Coimbra 2004), A Grécia Antiga: Sociedade e Política (Lisboa 22004) e A busca da beleza (Coimbra 2008).

Ler mais