Partilhar

Desigualdades em Questão: Análises e Problemáticas

Renato Miguel do Carmo, António Firmino da Costa

5 dias


Desconto: 10%
11,25 € 12,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Desde a sua criação, em finais de 2008, o Observatório das Desigualdades e a sua equipa de investigadores têm vindo a demonstrar, por intermédio de múltiplos estudos e análises, que as desigualdades são na sua essência um fenómeno multidimensional de natureza sistémica. Este deverá ser abordado através de uma perspetiva relacional que, para além de enquadrar diferentes conceitos e variáveis (como o rendimento, a escolaridade, o género, a classe social, a etina, entre outras), desenvolva, em simultâneo, diversas metodologias e instrumentos de análise comparativa. Os vários capítulos que compõem este livro seguem estas preocupações, relacionando a questão das desigualdades com problemáticas tão variadas como as práticas culturais, a deficiência, a ação coletiva, a justiça social, as funções do Estado, a precariedade e o desemprego.
O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente, constituída com o objetivo de recolher, sistematizar, analisar aprofundadamente e divulgar publicamente, de forma rigorosa mas acessível, indicadores e estudos sobre
os fenómenos de desigualdade na sociedade atual, em termos nacionais e mundiais. Para além de um portal eletrónico ( . com), em que a informação sobre as diversas vertentes das desigualdades sociais contemporâneas é organizada, atualizada, comparada e analisada, o Observatório realiza estudos próprios, promove debates e edita publicações ( e-newsletter , livros, artigos, working papers ). O Observatório das esigualdades foi criado pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL), que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica, tendo por instituições parceiras o Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS-FLUP) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA).

Ler mais

Autor(es)

Renato Miguel do Carmo

Ler mais

António Firmino da Costa

Ler mais