Partilhar

Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores

Maria Assunção Flores, Maria Alfredo Moreira, Lia Raquel Oliveira

Sujeito a confirmação por parte da editora



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A formação de professores constitui uma das temáticas que tem sido objeto de debate nem sempre consensual sobre as suas finalidades, o seu currículo, os seus modos de organização e o seu impacto na aprendizagem profissional dos docentes. Trata-se, portanto, de uma temática que tem sido estudada a partir de uma diversidade de olhares que encerram determinadas conceções de professor, de escola e de educação; daí a existência de uma diversidade de modelos, de contextos e de percursos de formação e de modos distintos de olhar para o papel das universidades e das escolas no processo formativo dos futuros professores.
A colectânea de textos que aqui se apresenta ilustra algumas das questões mais relevantes neste domínio e a que urge dar resposta. Trata-se de uma obra que procura constituir um espaço de reflexão centrado em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais. Face às questões socioeducativas que hoje se colocam, decorrentes das pressões políticas e económicas da agenda neoliberal e neoconservadora transnacional que largamente determina as opções político-educativas dos governos nacionais, a formação de professores não se pode colocar à margem do debate e da problematização destas opções e suas implicações para a qualidade do serviço educativo.

Ler mais

Autor(es)

Maria Assunção Flores

Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorou-se em Educação (2002) na Universidade de Nottingham, Reino Unido, e foi visiting scholar na Universidade de Cambridge, Reino Unido (2008/2009). Foi membro da Comissão Executiva da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), tendo sido eleita, em 2008, representante da Europa e vice-presidente do International Council on Education for Teaching (ICET). Atualmente, é presidente da direção do International Council on Education for Teaching (ICET). É membro de várias associações internacionais e é parecerista em numerosas revistas internacionais. As suas áreas de investigação incluem, entre outras , formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, indução e avaliação de professores no âmbito de projetos nacionais e internacionais. Atualmente, coordena o projeto de investigação intitulado "Teachers exercising leadership", um projeto de 3 anos que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que incide no profissionalismo docente e no exercício da liderança. Tem numerosas publicações nestas áreas, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.

Ler mais

Maria Alfredo Moreira

Ler mais

Lia Raquel Oliveira

Ler mais