Partilhar

17,30 €
Wishlist Icon

Poderá gostar

Detalhes do Produto

Sinopse

Como a democracia transformou o país e como o país moldou a democracia.

No estilo simples, analítico e crítico que lhe é particular, Joaquim Vieira, jornalista de renome e com larga experiência em ensaio de divulgação histórica, faz o retrato dos 40 anos de democracia em Portugal: começando no momento eufórico da revolução e na conturbada consolidação democrática; passando pela euforia de adesão à União Europeia e pelo acelerado desenvolvimento; terminando na célebre intervenção da Troika no país, momento definidor (e arrasador) para uma ou mais gerações.

Da euforia à depressão, o país viveu nestes 40 anos alguns dos momentos mais importantes da sua História. Desalentado, no limiar da sobrevivência, o país precisa agora de se reinventar. Um documento fundamental para a História contemporânea de Portugal.

Ler mais

Autor

Joaquim Vieira

Joaquim Vieira (n. 1951), jornalista, ensaísta e documentarista, esteve na direcção do Expresso, RTP e Grande Reportagem e foi provedor do leitor no Público. Assinou Portugal Século XX – Crónica em Imagens (10 volumes) e dirigiu uma coleção de 18 fotobiografias de figuras do século XX. Além de Mário Soares, escreveu biografias de Álvaro Cunhal, Francisco Pinto Balsemão e José Saramago, e ainda, entre outros títulos, História Libidinosa de Portugal e O que Fizemos da Nossa Liberdade – 50 Anos de Democracia em Portugal. Em coautoria, publicou Os Meus 35 Anos com Salazar, República em Portugal! – O 5 de Outubro Visto pela Imprensa Internacional, Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional e Caso Sócrates – O Julgamento do Regime. O seu último documentário é Música de Graça, sobre Fernando Lopes‑Graça.

Ler mais