Partilhar

O que Fizemos da Nossa Liberdade - 50 anos de Democracia em Portugal

Joaquim Vieira

Em Stock



Desconto: 20%
17,56 € 21,95 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As eleições de 10 de março de 2024, quase coincidindo com as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, têm sido vistas como o encerramento de um ciclo de meio século da recente história de Portugal. Vale, por isso, a pena olhar com atenção para este período em que os Portugueses viveram, pela primeira vez, em plena liberdade, e fazer um balanço necessário, se não urgente, para se perceber como chegámos até aqui.

Joaquim Vieira, jornalista de formação desde 1974 e autor de diversos livros dedicados à análise do país contemporâneo, enumera o que de mais significativo aconteceu em democracia até hoje nas diversas áreas da vida pública nacional, assim como os principais protagonistas e as tendências que se foram desenhando.

O que Fizemos da Nossa Liberdade - 50 anos de Democracia em Portugal é um livro fundamental para compreender as escolhas de um país na confluência de movimentos globais de polarização com sentimentos internos de desilusão e desesperança.


Ler mais

Amostra

Autor

Joaquim Vieira

Joaquim Vieira (n. 1951), jornalista, ensaísta e documentarista, esteve na direção do Expresso, RTP e Grande Reportagem e foi provedor do leitor do Público. Assinou Portugal Século XX - Crónica em Imagens e dirigiu uma coleção de fotobiografias de figuras do século XX. Escreveu, entre outros, Mário Soares - Uma Vida; Álvaro Cunhal - O Homem e o Mito; José Saramago - Rota de Vida; e História Libidinosa de Portugal; e, em coautoria, Os Meus 35 Anos com Salazar; República em Portugal! - O 5 de Outubro Visto pela Imprensa Internacional; Nas Bocas do Mundo - O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional e Caso Sócrates - O Julgamento do Regime. O seu último documentário é Música de Graça, sobre Fernando Lopes-Graça, tendo antes realizado Insubmissa, sobre Natália Correia.

Ler mais