Partilhar

Da Feminina Prudência

Júlia Lello

Em Stock



Desconto: 20%
10,80 € 13,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro organizado, com prefácios seus, conselhos em briefings-posfácios, acções do dia-a-dia, momentos mais importantes ou impertinentes (de dupla interpretação), encontros e desencontros, amizades e amores, os gatos, referências musicais, pictóricas, sinestesias várias, ironia, tumulto e reflexão… Vidas e morte. Historietas como anedotas de duplo sentido: anecdota é o plural grego de anecdotós, VIRGEM, que, como o fósforo, tem chama, graça ou dom só da primeira vez. Depois, embora não perca a chama e o espírito, perde o dom, irreparável, deixa de ser donzela. Cousas felizmente antiiiiigas!, se bem que ainda, dizem, apreciadas por perversos.

Ora, essas Mulheres falam de tudo e do Livro, e de seus amores e de livros e amor no mesmo poema.

Uma rapsódia da vida quotidiana como poética artesanal, alternância do efémero e do mais perene, real e ilusório, tragicómico e íntimo, com musicalidade errática, arritmias da emoção. E falam da política do seu corpo, como no "Código de cedência", Se, como um palestino agora circunscrito Só à faixa de Gaza/ És também obrigado a não ultrapassá-la...

Maria de Santa Cruz, do prefácio

Ler mais

Autor

Júlia Lello

(Maria Júlia de Fátima Soares Guimarães Lello) nasceu em Luanda, onde passou os primeiros anos, tendo depois vivido em Lisboa, onde também estudou e trabalhou. Os seus primeiros poemas datam da adolescência, mas só em 1982 sairia o seu primeiro livro de poesia. Para além de escritos e colaborações dispersos, publicou: Alguns textos de amor,Lx, E.A. 1982. Textos de Privação,Lx.E.A.1984, Textos Pretextuais, Lx, Europress, 1991, Os Vivos e os Mortos, Lx. E.A., 2011 (Poesia), Amores de Príncipe, Lx.,Lua Cheia, 1990 (Novela). O Concerto ou o Triunfo da Música e 9 poemas inéditos, Lx.,1991, Ass. Guilherme Cossoul, Dep. Literário (Teatro e Poesia), Virgínia Victorino e a Vocação do Teatro- Lx. ESTC, 2005(Ensaio). Colaborando frequentemente com instituições e projectos de índole cultural, para além da representação em antologias, como «O Lobo», «Inês de Castro- Antologia Poética» e outras, publicou ainda artigos abordando temas ligados a Pedagogia e/ou Teatro ou sobre a obra de Natália Correia de cujas tertúlias fez parte no Botequim.

A sua actividade criativa liga-se igualmente às artes performativas, pela participação em espectáculos, quer de teatro, quer de poesia ou musicais: Fez parte dos grupos “Teatro Emarginato” e “Oficina do Grotesco” e participou noutros projectos com grupos de teatro independente. Mais recentemente apresentou os recitais Dos dois lados do Mar, Palavras Ibéricas, Camões e o Amor, José Afonso e as Palavras, quer a solo quer acompanhada à guitarra. Licenciada em Filologia Românica, Mestre em Literatura e Cultura Portuguesas, formada em Teatro pela ESTC, dedicou-se também ao ensino e à formação de professores. Reformada do ensino oficial, continua a colaborar como voluntária em universidades sénior.

Ler mais