Partilhar

Callas e os Seus Duplos - Metamorfoses da Aura na Era Digital

João Pedro Cachopo

Em Stock



Desconto: 10%
16,20 € 18,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Callas e os Seus Duplos examina o paradoxo que atravessa estes projectos. Por um lado, o fascínio pela disseminação de imagens, cópias e duplos é manifesto, e é com entusiasmo que se recorre a meios digitais para reanimar a memória e o legado da intérprete. Por outro lado, mantém-se a obsessão pelos valores do original: a autenticidade, a presença, a imediatez. Afinal, numa era marcada pelo triunfo da reprodutibilidade técnica, a aura sofre um declínio ou uma metamorfose? E o que nos diz a aceleração do mito de Callas, não apenas sobre a artista, mas também sobre nós e sobre o nosso tempo?

É destas perguntas, e das perplexidades que as acompanham, que parte este livro. Pelo caminho, explorando as manifestações contemporâneas do mito de Callas e ensaiando linhas de fuga àquele paradoxo, discute-se a relação da arte com a vida, o potencial desmistificador da ficção, o destino trágico das mulheres no género operático, a aplicação do conceito de génio à figura do intérprete e a possibilidade de uma admiração sem culto.

[João Pedro Cachopo]

Ler mais

Autor

João Pedro Cachopo

João Pedro Cachopo é musicólogo e filósofo. Actualmente, lecciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical. Foi Investigador Visitante na University of Durham (2012) e na Columbia University in the City of New York (2015), além de Professor Convidado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e na Universidade Federal de Campinas (2016). Entre 2017 e 2019 foi Marie Sklodowska-Curie Fellow na University of Chicago. Os seus interesses de pesquisa incidem sobre a relação entre estética e política, a interacção entre as artes e questões de remediação, dramaturgia e crítica. É o autor de Verdade e Enigma: Ensaio sobre o Pensamento Estético de Adorno (Vendaval, 2013), que recebeu o Prémio Primeira Obra do PEN Clube Português em 2014, bem como de ensaios publicados em revistas como New German Critique, The Opera Quarterly, Europe: Revue Littéraire, Colóquio Letras ou Electra. Co-editou Rancière and Music (Edinburgh University Press, 2020), Estética e Política entre as Artes (Edições 70, 2017) e Pensamento Crítico Contemporâneo (Edições 70, 2014). Traduziu para português Theodor W. Adorno, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman.

Ler mais