Partilhar

Desconto: 10%
10,80 € 12,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O Digital é inevitável e irreversível; ele marca o presente e ajuda-nos a perspetivar o futuro. Mas há ainda uma história por contar: a cultura digital é tanto sobre o futuro como sobre o passado, e é urgente recuperar uma perspetiva histórica sobre o tema. Nesse sentido, Black Box – Stories of the Future recua até aos primeiros escritos de designers e arquitetos sobre o Digital e cruza-os com as mais importantes reflexões contemporâneas sobre o tema.


Coordenação Editorial
Isa Clara Neves, Jorge Figueira

Texto
Areti Markopolou, Christopher Alexander, Fabio Gramazio, Georg Vrachliotis, Isa Clara Neves e Jorge Figueira, José Bártolo, Mario Carpo, Walter Gropius

Design Gráfico
Colönia

Ler mais

Amostra

Autor(es)

Areti Markopolou

Ler mais

Christopher Alexander

É um arquiteto, matemático e urbanista austríaco. É professor emérito da Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi um dos críticos da arquitetura moderna apontando a desagregação social causada por ela. Os seus estudos contribuíram para a utilização de padrões geométricos e matemáticos no urbanismo e arquitetura.

Ler mais

Fabio Gramazio

Ler mais

Georg Vrachliotis

Ler mais

Isa Clara Neves

Isa Clara Neves é licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2005), mestre em Cultura Arquitetónica Moderna e Contemporânea pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, e doutorada em Arquitetura, na especialidade de Teoria e História, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Colaboradora do Arquiteto Eduardo Souto de Moura entre 2007-2010. Fundadora da revista Nexus_investigação arquitetónica interdisciplinar. Autora de artigos publicados em revistas e livros tais como Casa International Magazine (China), Catálogo Mesa "Eduardo Souto Moura _ 30 anos, projetos selecionados", Catálogo Swissport09, Revista LaMag, entre outros. Autora de artigos em congressos e revistas científicas como eCAADe, CAADRIA, SIGraDI, PARC, Journal IJAC, etc. Oradora em eventos/organizações como Campus Ultzama 2012, Iberian Architecture 2012 Reencounters, Arquibio, Estratégia Urbana, entre outros. Coordenou e coorganizou eventos como DIGITAL DARQ, Swissport, MESA, Future Traditions. É professora auxiliar convidada na Escola Superior Artes e Design (ESAD). Desenvolve também investigação de Pós Doutoramento pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Ler mais

Jorge Figueira

Arquitecto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, em 1992, e doutorado pela Universidade de Coimbra, especialidade Teoria e História, em 2009. É professor associado e foi diretor do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, entre 2010 e 2017. É vice-presidente do Conselho Científico e Investigador do Centro de Estudos Sociais, UC. Professor convidado do Programa de Doutoramento em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Pesquisador visitante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018) e professor convidado da Escola da Cidade, São Paulo (2018, 2016, 2012). Membro externo do Conselho Geral do ISCTE-IUL. Autor de livros, entre os quais, "Escola do Porto: Um Mapa Crítico", Coimbra, eIdIarq, 2002, "A Noite em Arquitectura", Relógio d'Água, 2007; "O Arquitecto Azul", Imprensa da UC, 2010; "Reescrever o Pós-Moderno", Dafne, 2011; "A periferia perfeita. Pós-modernidade na arquitectura portuguesa. Anos 1960-1980, Caleidoscópio, 2014; "Arquitectanic. Os dias da troika", Note, 2016. Editou "Álvaro Siza. Modern Redux" (Hatje Cantz, Berlin, 2008) e tem artigos publicados em várias revistas internacionais, entre as quais: Journal of Architecture, Architectural Histories, Architecture Beyond Europe Journal, AV Monografias, Arqtexto, aU, Arquitectura Viva, Casabella, A+U, SAJ Serbian Architectural Journal, Docomomo Journal. Curador de exposições, entre as quais, "Físicas do Património Português. Arquitetura e Memória", Museu de Arte Popular (2018/2019), "Oscilações. Eduardo Souto de Moura", Camões-Centro Cultural Português em Maputo e Beira, Moçambique (2016); "Álvaro Siza. Modern Redux", Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2008); co-curador de "Europa, arquitectura portuguesa em emissão", Núcleo de Portugal da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007, e representação portuguesa na 7ª Bienal de Arquitectura de S. Paulo, 2007. Tem apresentado a sua investigação em universidades e instituições de vários países, incluindo na Society of Architectural Historians Annual International Conference (Pasadena, 2016; Glasgow 2017); e na European Architectural History Network Meeting. Dublin (2016). Foi director local da Biennial Conference of the International Association for the Study of Traditional Environments, IASTE, "The Politics of Tradition" (Coimbra, 2018), É membro da comissão executiva da Red PHI Património histórico+cultural Iberoamericano e expert do "European Union Prize for Contemporary Architecture - Mies van der Rohe Award". Crítico do jornal Público, na área de arquitetura.

Ler mais

José Bártolo

José Bártolo é curador, professor e crítico de design baseado no Porto. Trabalha como curador independente desde 1998, sendo atualmente curador sénior da Casa do Design de Matosinhos. É professor coordenador com agregação da ESAD Matosinhos/Escola Superior de Artes e Design e diretor científico da esad—idea, Investigação em Design e Arte. Foi comissário do Pavilhão de Portugal na XXI Trienal de Milão (2015) e curador de inúmeras exposições. Integrou o júri de diversos prémios de design, para além de ser responsável, na área do design gráfico, pela seleção de publicações do Programa Nacional de Leitura 2018. Colabora, como perito em design, com a A3ES e FCT. É editor da revista PLI Arte & Design.

Ler mais

Mario Carpo

Mario Carpo é um historiador e crítico da arquitetura e atualmente é o Professor Reyner Banham inaugural de História e Teoria da Arquitetura na University College de Londres.

Ler mais

Walter Gropius

Ler mais