Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
30,39 € 37,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«"O Poema ensina a cair" escreveu Luiza Neto Jorge. O poema que nos leva por vezes por caminhos impraticáveis, ao ponto de os percursos se preencherem com o sangue das vivências pessoais e a poesia entretecer uma sede que se agarra às fontes dos dias, vestindo por dentro a vida e deixando o exterior às barcas inconformadas, navegando incessantemente devido à escassez de portos. Serve isto para compreender o livro de José Agostinho Baptista, que por justificadas razões se chama Biografia.
Este livro contém uma vida de sonhos, alegrias, depressões, delírios geográficos e afectivos, nostalgias várias e febris, paisagens exóticas levantadas de soalhos defeituosos, viagens imaginárias de demanda e encantamento, sofrimentos no mais fundo da escuridão, e sempre o sentido colectivo da festa, da partilha, da cumplicidade da busca e do delicado disfarce, e também de uma grande solidão.
Mas convém dizer que a obra de José Agostinho Baptista, hoje reunida num volume de quase setecentas páginas, teve de caminhar por conta própria, só e autónoma, à margem da crítica e do consenso poético predominante e mais ou menos escolar. Por persistência e, neste caso também, cumplicidade editorial, ao longo de mais de vinte anos, José Agostinho Baptista foi construindo pacientemente a sua obra. Alguns livros foram simplesmente ignorados pela crítica, na época tão eficaz nas suas deslocações e imposições do gosto. Desde o Juvenil, do saudoso Diário de Lisboa, até ao livro, finalmente triunfante, Agora e na Hora da Nossa Morte que o poeta construiu uma obra contra o gosto dominante. Na altura, a emoção, a poesia vivencial e onírica não estavam na moda, diziam-na naïf ou feita de emoções primárias, pouco intelectualizadas e nada conforme aos padrões internacionais. Curiosamente hoje, José Agostinho Baptista pode orgulhar-se de uma obra pessoalíssima no universo da mais recente poesia portuguesa e no melhor da sua tradição. Paradoxalmente, a crítica vem reconhecendo o seu valor emocional e estético.
José Agostinho Baptista é um grande poeta no sentido mais completo do termo. Avesso a associações, grupos, tertúlias ou recitais, continua a deambular nocturnamente pela cidade, a beber e a conversar como um vulgar cidadão cuja inquietação, busca e sonho de cidades imaginárias, os transatlânticos, prontos a partir, agitam como uma bandeira içada em alto mastro. E essa bandeira é a poesia, que agora podemos ler, corrigida e aperfeiçoada num volume para saborear e guardar, com o mesmo cuidado e prazer que aplicamos à rememoração dos melhores sonhos.»

Manuel Hermínio Monteiro, no número 81 da publicação A Phala.

Ler mais

Autor

José Agostinho Baptista

José Agostinho Baptista (Funchal, Madeira, 15 de agosto de 1948) é um poeta português contemporâneo. Foi assíduo colaborador da imprensa escrita, particularmente no Comércio do Funchal e mais tarde em A República e no Diário de Lisboa, cujo suplemento «O Juvenil» o deu a conhecer como poeta. Desde então e ao longo dos livros entretanto publicados, a sua poesia tem sido reconhecida como uma das mais originais e importantes da atualidade em língua portuguesa, como bem assinalaram os estudos que lhe foram dedicados em Portugal, Espanha, França e Itália. Simultaneamente, José Agostinho Baptista tem vindo a traduzir para português autores como Walt Whitman, W.B. Yeats, Tennessee Williams, Paul Bowles, Rabindranath Tagore, Sergio Pitol, David Malouf, Malcolm Lowry e Enrique Vila-Matas, entre outros. Foi condecorado pelo Presidente da República com as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a 1 de julho de 2001, e pelo Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, com a Medalha de Distinção, a 1 de julho de 2015.
Grande parte da sua obra foi publicada na Assírio & Alvim: Deste lado Onde (1976), O Último Romântico (1981), Morrer no Sul (1983), Auto-retrato (1986), O Centro do Universo (1989), Paixão e Cinzas (1992), Canções da Terra Distante (1994), Agora e na Hora da Nossa Morte (1998), Biografia (2000), Afectos (2002), Anjos Caídos (2003), Esta Voz é Quase o Vento (2004), Quatro Luas (2006), Além-Mar, áudio-livro (2007), Filho Pródigo (2008), O Pai, a Mãe e o Silêncio dos Irmãos (2009), Caminharei pelo Vale da Sombra (2011).

Ler mais