Partilhar

Auxílios de Estado e Setor Bancário em Tempos de Crise

Pedro Gil Marques


Versão em Ebook

Ebook Adobe Digital Editions
Instruções de funcionamento



Desconto: 20%
7,99 € 9,99 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As medidas de auxílio a bancos em dificuldades têm sido frequentes entre nós. Essas intervenções são ditadas por uma necessidade de estabilizar o sistema financeiro. Contudo, elas podem criar incentivos perversos (moral hazard) e onerar pesadamente as finanças públicas.

Estas medidas caem, muitas vezes, no âmbito da proibição de auxílios de estado. Mas, a Comissão Europeia, reconhecendo que os objetivos desses auxílios encontram respaldo no Tratado, tem entendido que eles podem ser declarados como compatíveis com o mercado interno. Também reconhecendo os perigos associados, a Comissão não deixou de procurar formas de os mitigar, de modo a equilibrar os valores em causa.

Isto é bem sabido, mas algumas perguntas ficaram esquecidas. Como é que a crise financeira influenciou esta abordagem? Será que o enquadramento que a Comissão Europeia seguiu é consistente e coerente? Estas são algumas das perguntas que se pretende responder.

Com Prefácio da orientadora da Tese de Mestrado, a Professora Doutora Sofia Oliveira Pais.

Ler mais

Autor

Pedro Gil Marques

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mestre em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente frequenta o LLM em Direito Europeu da Concorrência e Regulação pela Universidade de Amesterdão.


Ler mais