Ebooks no Almedina.net

O que são ebooks?

"Ebooks" ou "Electronic Books" são ficheiros digitais que representam o conteúdo de um livro e que podem ser utilizados em computadores pessoais, em dispositivos eletrónicos dedicados para a leitura de livros ("ereaders") ou em dispositivos móveis tais como tablets e smartphones.

EM QUE PLATAFORMAS E FORMATOS SE ENCONTRAM OS EBOOKS VENDIDOS NO ALMEDINA.NET?

Os e-books comercializados na Almedina.net podem ser acedidos em 2 plataformas distintas com características de acesso diferentes: Vitalsource e Adobe Digital Editions,. Pode consultar a plataforma de acesso a cada ebook na respetiva ficha no Almedina.net.
Os ebooks Vitalsource permitem o acesso a uma biblioteca online onde pode consultar os seus ebooks comprados e offline através do download de uma aplicação para o seu computador ou telemóvel. Os ebooks Vitalsource podem existir em duas variantes, assinaladas na ficha do livro:

- Formato adaptável a todos os dispositivos - Neste caso o ebook é paginado automaticamente para se adaptar ao seu dispositivo, podendo controlar o tamanho e tipo de letra, espaçamento entre linhas e largura da página;

- Formato respeitante da paginação original - O Ebook é uma reprodução fiel do livro impresso, semelhante a um ficheiro PDF, respeitando integralmente a paginação original;

No caso dos ebooks Adobe Digital Editions, é necessário instalar um software compatível com este formato para fazer o download do ebook para o seu dispositivo. Veja mais abaixo as instruções para cada tipo de formato.

Os ebooks vendidos no Almedina.net têm algum tipo de proteção contra cópia?

Sim. Todos os ebooks vendidos têm protecção DRM (Digital Rights Management - Gestão Electrónica de Direitos de Autor) concebida pela Adobe. Esta proteção garante a proteção dos ficheiros contra a cópia ilegal ao mesmo tempo que dá ao comprador direitos razoáveis sobre a utilização dos ebooks comprados.

Posso comprar eBooks em outros países que não Portugal?

Sim. O catálogo disponível varia de país para país, respeitando as regras definidas pelos respectivos editores. Se tentar comprar um ebook não disponível no seu país, receberá uma mensagem nesse sentido.


Ebooks Vitalsource

COMO É FEITO O ACESSO AOS EBOOKS VITALSOURCE ?

Após a compra de um ebook disponível nesta plataforma, receberá um email com instruções que variam dependendo se é a primeira compra que faz de ebooks nesta platafora, ou se já comprou anteriormente.

Primeira Compra

Receberá um email com instruções de ativação da sua biblioteca. Deverá seguir a ligação apresentada e criar uma nova conta de biblioteca com o seu nome, email e password à escolha. No final deste processo terá o acesso à Biblioteca onde constarão os livros comprados. Se por acaso já tem uma conta deste sistema (por ter comprado em outro local que utiliza o sistema Vitalsource) poderá simplesmente fazer login com essa conta já existente.

Se já comprou anteriormente ebooks Vitalsource

Neste caso receberá apenas um email de confirmação indicando que o ebook já se encontra disponível na biblioteca com uma ligação de acesso. Não é necessária nenhuma ação adicional.

É POSSÍVEL DEVOLVER UM EBOOK?

Em alguns casos é possível proceder ao reembolso de um ebook previamente comprado. Nesse caso o ebook será retirado da sua biblioteca. Contacte o nosso apoio a cliente através do email apoiocliente@almedina.net.

COMO ACEDO AOS MEUS EBOOKS?

Pode aceder aos ebooks previamente comprados no endereço https://ebooks.almedina.net, utilizando as credenciais utilizadas na criação da sua conta de biblioteca.

Ebooks Adobe Digital Editions

Como posso aceder aos meus e-books?

  • Descarregar e instalar o Adobe Digital Editions
    Poderá proceder ao download do Adobe Digital Editions (ADE) através do seguinte link https://www.adobe.com/pt/solutions/ebook/digital-editions/download.html.

  • Criação de uma Adobe ID
    A criação de uma Adobe ID é gratuita e poderá ser feita através do seguinte link https://accounts.adobe.com/.

  • Autorizar o computador
    Já com uma Adobe ID, deverá autorizar o computador onde deseja aceder ao e-book. Poderá encontrar esta opção no menu "Ajuda" > "Autorizar computador" do Adobe Digital Editions.

  • Proceder à abertura do ficheiro de licença (*.acsm)
    Caso o ficheiro descarregado através da sua área pessoal não esteja associado ao Adobe Digital Editions, poderá utilizar a opção "Arquivo" > "Adicionar à Biblioteca".

    Na janela apresentada, alterar a opção "Arquivos PDF / EPub" (presente acima dos botões "Abrir" e "Cancelar") para "Arquivos ACSM" e abrir o ficheiro indicado anteriormente.

Adicionalmente, ter atenção aos seguintes pontos:

  • Poderá utilizar a mesma Adobe ID em até 5 equipamentos diferentes em simultâneo.

  • A possibilidade de copiar e imprimir conteúdo do seu eBook varia consoante as condições impostas pelos diversos Editores, sendo que na maioria dos casos esta possibilidade está desativada.

  • Ao não autorizar o computador com uma Adobe ID, o e-book ficará associado ao primeiro equipamento onde o mesmo for aberto. Deste modo, e caso este equipamento avarie ou seja reinstalado, deixará de ter acesso ao e-book.

  • O ficheiro presente na sua área pessoal (*.acsm) trata-se apenas de uma licença. Não contém o e-book em si. Este ficheiro será apenas utilizado para a primeira aquisição do seu e-book.

  • Os e-books adquiridos ficarão armazenados na pasta "Documentos" > "My Digital Editions" / "Digital Editions". É aconselhável que mantenha uma cópia de segurança desta pasta.

  • Para transferir os seus e-books entre vários dispositivos, deverá utilizar os ficheiros .epub / .pdf contidos na pasta indicada no ponto anterior.

Se perder um ficheiro previamente comprado, há possibilidade de o recuperar?

Sim. É possível fazer o download dos ficheiros comprados até 3 vezes após a compra. Sugerimos que faça um backup regular dos seus ebooks, de forma a não perder o acesso. No caso de esgotar os 3 downloads e mesmo assim necessitar de uma nova cópia, poderá ser possível providenciarmos um download adicional. Neste caso por favor contacte-nos pelo email vendas@almedina.net.

É possível devolver um ebook?

Ao fazer o download de um ebook, a cópia que possui fica permanentemente associada ao seu Adobe ID, pelo que é impossível a sua reutilização em outro cliente. Por este motivo, não existe a possibilidade de devolução de ebooks.