Partilhar

As Flores do Riso

Osamu Dazai

Em Stock



Desconto: 10%
11,61 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Profundamente comovente e pontuada por momentos em que a ironia encontra o hilariante, esta é a prequela de Um Homem em Declínio.

Num sanatório junto ao mar, encontramos a versão mais jovem do narrador de Um Homem em Declínio, que ali convalesce, depois de uma tentativa de suicídio falhada. Enquanto Yozo Oba recupera, amigos e família sucedem-se no palco deste romance: o quarto do doente. Porém, num ambiente que se suporia tranquilo e algo lúgubre, onde, pelo menos, o recato e o silêncio esperariam encontrar lugar, todas as visitas, e até outros pacientes e enfermeiros, parecem querer divertir-se e envolver Yozo numa atmosfera leve e festiva: jogam às cartas, fumam, contam piadas, procuram constante atenção, procuram o riso.

Se, em Um Homem em Declínio, um dos mais importantes romances japoneses do século XX, mergulhámos nos recessos obscuros da consciência humana, em As Flores do Riso, Dazai experimenta os mesmos temas, mas mergulha-os numa dose inesperada de comicidade, enquanto retrata um grupo de jovens incomum, no Japão do pré-guerra.


Ler mais

Autor

Osamu Dazai

Osamu Dazai (1909-1948), pseudónimo de Tsushima Shuji, nasceu em Kanagi, estudou Literatura Francesa na Universidade de Tóquio e é um dos grandes autores japoneses do século XX. Cedo se viu confrontado com problemas familiares, antes de as vidas amorosa e financeira, já na idade adulta, lhe trazerem também enormes desaires. De saúde frágil e com grande propensão para o consumo de álcool e morfina, Dazai encontrou na escrita um refúgio; viria a deixar-nos alguns dos mais importantes textos da literature japonesa do século passado, antes de se suicidar, aos 39 anos, mergulhando no rio Tama, em Tóquio, com Tomie Yamazaki, com quem partilhou os últimos dias da sua vida.

Além de Um Homem em Declínio, o seu romance mais traduzido e publicado, muitos dos seus livros, tais como Shayo, são considerados clássicos modernos. As suas obras são reconhecidas por abordarem temas como a natureza humana, as doenças mentais, as relações sociais e o Japão do pós-guerra.

Ler mais