Partilhar

As Cidades Romanas

Lugar da História

Pierre Grimal

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
10,32 € 12,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

As cidades romanas, e, em especial, as que foram fundadas nas colónias por romanos separados da cidade-mãe, eram o símbolo omnipresente de um sistema religioso, social e político que formava a verdadeira estrutura da romanidade. Os seus templos, instituições e monumentos são ainda exemplos de uma notável arquitetura. Desde que há mais de um século se constituiu e afirmou uma arqueologia científica, o nosso conhecimento das cidades romanas aumentou e estabeleceu-se de forma precisa para além de todas as expectativas. Todos os anos novas descobertas juntam alguns elementos ao conjunto: vestígios desenterrados por escavações, monumentos livres das construções parasitas que os dissimulavam ou desfiguravam mostram-nos, pouco a pouco, a verdadeira face das cidades antigas. Este livro procura indicar quais os traços comuns que caracterizam e identificam as cidades romanas, à luz das mais recentes descobertas.

Ler mais

Autor

Pierre Grimal

Pierre Grimal nasceu em Paris a 21 de novembro de 1912. É um dos historiadores e latinistas franceses mais respeitados do século XX. Profundamente apaixonado pela Civilização Romana, Pierre Grimal foi uma das pessoas que mais se dedicaram à promoção  da herança cultural da Roma Antiga, tanto no seio de especialistas como no grande público.
Foi professor de Civilização Romana nas Faculdades de Caen, de Bordéus e, durante trinta anos, na Sorbonne. Foi também  membro fundador da Escola Francesa de Roma. O Dicionário da Mitologia Grega e Romana foi a obra que mais o notabilizou. É  hoje um marco e uma referência para todos os estudiosos e interessados da Antiguidade Clássica. A carreira literária de Pierre  Grimal é também marcada por diversas obras e traduções de grandes clássicos latinos como Cícero, Séneca, Tácito, Platão, entre  outros. Escreveu também biografias históricas romanceadas como Mémoires d’Agrippine ou Le Procès Néron, obras destinadas ao  grande público. Morreu em Paris a 11 de outubro de 1996.

Ler mais