Partilhar

Memórias de uma Guerrilheira em Angola - Da Jamba a Luanda (1975 a 2002)

Fátima Moura Roque

Poucos exemplares em stock



Desconto: 10%
9,00 € 10,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

A UNITA e o Dr. Savimbi estiveram 16 anos na mata e controlavam, na Jamba, 30 000 militares e cerca de dois milhões de civis.

As alianças políticas do Dr. Savimbi incluíam a África do Sul, Marrocos, Egito, Sudão e ainda outros países africanos que não quero mencionar. “Não sou pró-ocidental”, disse Savimbi, “nem sequer o Ocidente é nosso aliado, os interesses é que coincidem. Sou, simplesmente, por Angola, não é verdade?”

***

O Acordo de Alvor foi assinado, a 15 de Janeiro de 1975, pelos três movimentos de libertação, MPLA (Movimento Popular para a Libertação de Angola), UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola) e FNLA (Frente Nacional para a Libertação de Angola e pelo governo português. No Acordo, o Estado português reconhecia os três movimentos como únicos representantes do Povo angolano e o direito do Povo angolano à independência. Ficou ainda acordada a partilha do poder entre os três movimentos.

Ler mais

Autor

Fátima Moura Roque

FÁTIMA MOURA ROQUE nascida em Luanda em 1951, é licenciada em Economia pela Universidade de Luanda e doutorada em Econometria e Economia Monetária Internacional pela Universidade de Witswatersrand (África do Sul). É autora de vários livros sobre Angola e sobre África, e de uma centena de trabalhos de investigação e artigos académicos. É membro fundador da Ordem dos Economistas é, também, membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, académica-correspondente estrangeira da Academia Internacional da Cultura Portuguesa desde 2009 e académica-correspondente estrangeira da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa. Em 2009 recebeu o Prémio de Mérito atribuído pelo governo de Angola na categoria de activismo social e, em 1998, foi condecorada Lady Comman-der of the Order of Knights of Malta.

Ler mais