Partilhar

Angola - O 4 de Fevereiro de 1961 em Luanda e Outras Memórias

César Gomes

Sujeito a confirmação por parte da editora



+5% em Cartão Almedina
15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Nesta obra são contadas as várias profissões que o autor desempenhou em Portugal e Angola. Por necessidade de trabalho teve o desafio de desempenhar funções de Guarda Livros numa Serração de Madeiras, em Luanda.
É referido que a Boa Entrada foi a maior companhia de café e palmar do mundo. As contingências e adversidades que o autor teve de enfrentar e, a guerra de que deu conta e assistiu, foram marcantes. Neste contexto, relata a sua vivência e apoio prestado aos indígenas nos acontecimentos do dia 4 de Fevereiro de 1961, no decorrer dos ataques dos nativos à Reclusão de Luanda, Cadeia da 7.ª Esquadra, Correios e Emissora Nacional de Angola.
O sentimento de revolta do autor em relação à discriminação do ser humano, e a vivência num regime ditatorial, levou-o a descrever os capítulos de Raças e Xenofobia.
Grande parte dos episódios aqui descritos nunca seriam contados, porque só o autor os presenciou e viveu. Esta é a razão fundamental do espírito do livro que, porventura, um dia poderá ser útil no enriquecimento da História de Angola e de Portugal.

Ler mais

Autor

César Gomes

Escalhão, 1931 Monitor da Escola de Enfermagem Artur Ravara. Licenciado em Medicina-1969 na Faculdade de Medicina do Porto. Especialista em Medicina Interna e Gastrenterologia. Trabalhou com o Professor Villardel e Marti Vicete em Barcelona. Fez o curso de Ecografia. Foi assistente da Faculdade de Medicina em Luanda, e na Faculdade de Medicina do Porto. Fundou as Unidades de Laparoscopia e de Proctologia no Hospital de S. João. Co-fundador da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia. Criou as Jornadas de Medicina Gastrenterológica a Sul do Douro e foi seu diretor durante 10 anos. Fez palestras em Portugal, Brasil, Espanha Itália, Checoslováquia, Polónia e Moçambique. Publicou Via Sacra e Meditação – Traços de uma Vivência; Raia Molhada; Ontem futuro de Amanhã; Angola – o 4 de fevereiro de 1961; Ser ou não Ser... Tradições de uma Aldeia Portuguesa e O Marquês de Pombal e a Família Távora e Interesse Histórico – Casqueiro, Palito Métrico, Matança Artesanal do Porco, Viagens e Cultura.

Ler mais