Partilhar

Acidentes de Trabalho - Jurisprudência (2000-2007)

Vários

Sujeito a confirmação por parte da editora

- Coordenação: Luís Azevedo Mendes; Jorge Manuel Loureiro


Desconto: 10%
27,25 € 30,28 €

Detalhes do Produto

Sinopse

INTRODUÇÃO


Na sequência do trabalho iniciado em 2007, de publicação ordenada da Jurisprudência Temática que foi seleccionada e editada na Colectânea de Jurisprudência, quer das Relações, quer do Supremo Tribunal de Justiça, tem agora lugar este volume sobre a matéria dos Acidentes de Trabalho.
Tendo em conta o enorme volume de decisões publicadas ao longo de trinta e um anos pela Colectânea, havia que procurar um critério para restringir a obra aos Acórdãos de maior actualidade e interesse para a actividade prática dos Tribunais e dos profissionais forenses.
Assim, optou-se por publicar as decisões editadas a partir do ano 2000, considerando que o novo regime legal dos acidentes de trabalho, operado pela Lei n° 100/07, de 13 de Setembro, só começou praticamente a ter expressão na jurisprudência dos tribunais superiores a partir dessa altura.
Com a Lei 100/97 e, depois, o seu Regulamento (DL n° 143/99, de 30/4), ocorreu uma significativa reforma legislativa que deu lugar ainda à publicação de outros importantes instrumentos legais como, entre outros, o DL n° 142/99, de 30/4 (Fundo de Acidentes de Trabalho), o DL n° 159/99, de 11/5 (seguro de acidentes de trabalho para os trabalhadores independentes), culminando com o Código do Trabalho (Lei n° 99/2003, de 27/8), que à matéria dos acidentes de trabalho deu especial atenção, e uma nova Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais (DL n° 352/2007, de 23/10).
Toda essa nova regulamentação legal tem expressão nas páginas que seguem. Permitindo também confrontar o regime legal que antecedeu, aplicável ainda a muitos dos casos tratados nos tribunais superiores desde 2000.
Para facilitar a consulta, organizaram-se os Acórdãos nos temas mais relevantes para os práticos e um índice temático que orienta a busca. Publica-se, também, uma síntese indicativa da legislação em vigor, incluindo nela os diplomas sobre segurança e higiene no Trabalho. Pensamos que a obra conseguida reveste o maior interesse prático para os estudiosos e aplicadores do direito do trabalho, numa área socialmente tão sensível como a dos acidentes laborais e na qual as questões de qualificação e reparação tantas dificuldades podem apresentar.


Índice Geral

- Introdução
- Questões de Qualificação e de Determinação do Responsável pela Reparação
- Questões Sobre a Determinação e Extinção de Prestações Reparatórias - Pensões, Indemnizações, Remição e outras
- Questões Sobre a Determinação de Incapacidades
- Trabalhadores Independentes
- Questões Sobre o Contrato de Seguro
- Questões Processuais
- Fundo de Acidentes de Trabalho
- Questões Sobre o Reembolso do Sistema de Segurança Social
- Jurisprudência de uniformização
- Síntese Indicativa de Legislação sobre Acidentes de Trabalho

Ler mais

Autor

Vários

Ler mais