Abril - Sonhos, Sucessos e Fracassos - Vol. II - História, Política e Economia
José de Almeida de Serra
Sujeito a confirmação por parte da editora
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Colibri
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789895665693
- Número de páginas: 414
- Capa: Brochada
Sinopse
Obviamente, algo seria feito, instituiu-se a democracia e foi-se acompanhando o evoluir do Planeta. E fomos ajudados pelo evoluir do Mundo, Helsínquia, fim da guerra fria, desmoronar dos comunismos e reencontro intra-europeu.
Aderiu-se à Comunidade Económica Europeia, destruímos o histórico antagonismo com a Espanha, reconstruímos solidariedades seculares em todas as partes do mundo.
Os pobres camponeses mudaram completamente de vida, ocuparam novos postos de trabalho que o desenvolvimento propiciara, expandiu-se os cuidados com a saúde, as aldeias serranas esvaziaram-se. O único médico que existia no meu concelho na minha infância morreu, mas foi substituído por vários no âmbito de um plano global de saúde. Os velhos tiveram direito a uma casa residencial e deixaram de morrer em qualquer canto e em total solidão. Foi pouco, mas para eles foi muito.
Em suma: temos hoje um Portugal muito diferente do de 1974 e para melhor. Mas fica uma legítima interrogação: fizemos tudo o que era possível, sobretudo para as gerações de netos e bisnetos?
** *
Abril-25, não estando directamente envolvido, tinha conhecimento razoável do que se ia passando e num determinado dia aconteceu, num florescer de cravos. O impossível tornou-se possível e vivencial.
Viveu-se a euforia dos novos tempos e da nova vivência e poucos seriam os que não sentiram fisicamente os grandes princípios da liberdade, igualdade e fraternidade. Por pouco, muito pouco, escaparíamos à guerra civil, mas tudo pareceu possível. Felizmente, Novembro corrigiria muitas loucuras e confirmaria vectores de liberdade propiciando a instauração de um poder democrático que ao longo do tempo, e infelizmente, se foi transformando em partidocrático.
Subsiste uma interrogação: em que medida foram alcançados os três d – democracia, descolonização, desenvolvimento? Os netos e bisnetos de Abril saberão dar uma resposta mais objectiva.
Ler mais