Durante as últimas quatro décadas, milhares de portugueses leram e formaram-se com aquela que é hoje considerada uma das mais importantes Histórias de Portugal. Obra de valor incalculável, não só pelo trabalho de investigação e escrita que condensa, mas também pelo que deu e continua a dar a gerações sucessivas de leitores, História de Portugal é um livro indispensável em qualquer estante.
Nesta edição revista e aumentada, sob a coordenação do professor João José Alves Dias, vamos encontrar o melhor e mais actualizado conteúdo, das origens às revoluções liberais, com recurso a mapas, imagens e anotações. No segundo volume, o arco narrativo traçado por um dos maiores nomes da historiografia nacional, Oliveira Marques, fechar-se-á no período pós-25 de Abril, oferecendo aos leitores um importante capítulo, no que ao fecho do século XX diz respeito.
Ler mais
A.H. de Oliveira Marques
Historiador e professor catedrático, de nome completo António Henrique Rodrigo de Oliveira Marques, nasceu em São Pedro do Estoril, concelho de Cascais, em 1933. Frequentou os liceus Camões e Gil Vicente, de Lisboa. Em 1956 licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, apresentando uma dissertação intitulada "A Sociedade em Portugal nos séculos XII a XIV". Depois de ter estagiado na Universidade de Wüzburg, na Alemanha, iniciou funções docentes em 1957, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se douturou em História em Junho de 1960, com a dissertação "Hansa e Portugal na Idade Média". Em 1962 participou na greve académica ao lado dos estudantes, o que esteve na base do seu afastamento da universidade portuguesa. Em 1965 partiu para os Estados Unidos da América, leccionando como professor associado e catedrático nas universidades de Auburn, Florida, Columbia, Minnesota e Chicago, e percorrendo grande parte daquele país como conferencista. No ano de 1970 regressou definitivamente a Portugal, embora só depois do 25 de Abril de 1974 se lhe voltassem a abrir as portas da universidade portuguesa. De Outubro de 1974 a Abril de 1976 foi director da Biblioteca Nacional de Lisboa. Em Julho de 1976 tomou posse do lugar de professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido presidente da Comissão Instaladora da recém-criada Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mesma Universidade (1977 a 1980) e presidente do Conselho Científico da mesma Faculdade, de 1981 a 1983 e de 1983 e 1984 a 1986. Foi também presidente do Ano Propedêutico no ano lectivo de 1987-88.Em 1997 recebeu o doutoramento 'Honoris Causa' pela Universidade de La Trobe, Melbourne, Austrália, e em 1988 foi condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. O número total das suas obras de tomo ultrapassa os 60 volumes. A colaboração com artigos, em revistas, dicionários e enciclopédias, ultrapassa o milhar. Proferiu numerosas conferências em universidades da Europa, Estados Unidos, Brasil e Argentina, sendo hoje considerado um dos grandes especialistas em História da Idade Média Portuguesa, como mostra a sua notável produção na área, onde se salientam, entre outras, as seguintes obras: «Hansa e Portugal na Idade Média», «Introdução Histórica da Agricultura em Portugal», «A Sociedade Medieval Portuguesa» (traduzida para Inglês), «Ensaios de História Medieval Portuguesa», «Novos Ensaios de História Medieval Portuguesa», «Portugal na Crise dos séculos XIV e XV», «O Portugal Islâmico» e colaboração abundante no «Dicionário de História de Portugal», dirigido por Joel Serrão. Também com Joel Serrão, dirige duas colecções de História Portuguesa, intituladas «Nova História de Portugal» e «Nova História da Expansão Portuguesa».
Ler mais