Partilhar

A Torre dos Segredos

Edward Wilson-Lee

Em Stock



Desconto: 10%
17,90 € 19,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Um homicídio, um poema épico e duas visões da história global.

 Estamos em 30 de janeiro de 1574 e Damião de Góis, o arquivista do rei português, está morto – queimado, estrangulado ou afogado. O papel que estava na sua mão pode ser de qualquer canto do império português. Mas o que quer que contenha é provavelmente uma mentira.

Damião de Góis – admirador da cultura etíope, colecionador de arte, historiador e compositor – viveu uma vida extraordinária antes de se encerrar na Torre do Tombo, o primeiro grande arquivo nacional da Europa, instalado numa torre do castelo de São Jorge. E foi aí que as aventuras realmente começaram... 

Ao lado da história de Damião de Góis está a história de outro português: Luís de Camões. Considerado por muitos um desordeiro e um falido inveterado, tornou-se, como sabemos, o poeta nacional, publicando o seu épico relato do encontro com a Índia no mesmo ano em que Góis foi condenado pela Inquisição. 


As histórias de Damião de Góis e Luís de Camões captam as extraordinárias maravilhas que aguardavam os europeus à sua chegada à Índia e à China, os desafios que estas maravilhas traziam às crenças de longa data, e a vasta conspiração para silenciar as questões colocadas sobre a natureza da história e da vida humana. 

Este livro é um mistério de assassinato, o relato de um julgamento inquisitorial, uma história das viagens portuguesas para o Oriente; um catálogo das ideias de Damião de Góis e um conto picaresco das fugas de Camões; um passeio por regiões do mundo moderno que raramente encontramos – o Círculo Polar Ártico, os montes Urais, Madagáscar, o Planalto do Decão. 

Mas também é uma história sobre como – e por que razões – as culturas se afastaram da fantástica diversidade do mundo em direção a narrativas monolíticas de caráter nacional, de pureza religiosa e de destino histórico: por que motivo escolheram Camões em vez de Góis?

Ler mais

Autor

Edward Wilson-Lee

Criado no Quénia, no seio de uma família de cineastas e conservacionistas da vida selvagem, Edward Wilson-Lee fez o seu percurso escolar na Suíça, e posteriormente ingressou na universidade em Londres, Nova Iorque, Oxford e Cambridge, passando períodos em Nova Orleães e no México. Ensina literatura medieval e renascentista no Sidney Sussex College, em Cambridge, onde ganhou prestigiadas bolsas de pesquisa.


Ler mais