Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Gato Bravo
- Categorias:
- Ano: 2025
- ISBN: 9789899069565
- Número de páginas: 312
- Capa: Brochada
Sinopse
Entre revoluções, migrações e espíritos da floresta, Maurício Vieira recria um caminho seguro rumo à liberdade e ao destino.
""Como se a liberdade desse em árvores! Nem todo solo está apto para receber a árvore da liberdade.
Mas por que se ocupar de árvores da liberdade?
Liberdade não se come! Plante árvores frutíferas.
Pelo menos, assim não passas fome.” “Mas, segundo o vosso livro sagrado, há certos frutos que são proibidos.” O padre deu uma gargalhada seca e reacendeu seu cachimbo.
No Brasil, Shu provaria de todas as frutas, sobretudo as mais amargas.”
A Árvore da Liberdade, romance do poeta e escritor Maurício Vieira, traz as suas raízes inquebráveis, que servem de base sólida para uma longa viagem de mistérios do seu protagonista, Zhang Shu. Este jovem chinês, filho de um rico proprietário de terras, vê-se obrigado a fugir do país natal, depois que a sua família é exterminada pelos soldados de Mao Tsé-Tung.
O país de destino é o Brasil, onde o protagonista encontra um tio imigrado e a sua família, depois de uma conturbada tentativa de fuga da China. Em São Paulo, torna-se Dorival, trabalha como vendedor ambulante, casa-se com a prima, tem um filho de ideais revolucionários, mas o destino leva-o ainda mais longe, aos encantos da floresta amazónica, onde é escolhido pelos espíritos da mata para a nobre missão de curandeiro.
Com o projeto gráfico de Thiago Lacaz, o escritor Maurício Vieira, inspirando-se nas Metamorfoses de Ovídio, apresenta-nos Zhang Shu, personagem que assiste e viaja pelas contradições que resultam da diversidade implícita à ideia de Liberdade.
“Minhas raízes sempre estiveram aqui. Sementes viajaram, mas as raízes ficaram.”