Partilhar

A Protecção dos Consumidores nos Contratos Celebrados através da Internet

Monografias

Elsa Dias Oliveira

Disponibilidade Imediata

Desconto: 20%
18,40 € 23,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Na última década, a Internet conheceu importantes desenvolvimentos, que tiveram profundas repercussões no plano contratual. No âmbito deste trabalho, pretendeu-se focar, com especial incidência, algumas das questões jurídicas suscitadas pelo facto de uma das partes nos contratos celebrados através da Internet ser um consumidor.
Considerando que a protecção dos consumidores se deverá desenvolver tanto no plano do direito material como na perspectiva do Direito Internacional Privado, o trabalho foi dividido em duas partes principais.
Na I Parte, analisa-se a situação contratual do ciberconsumidor e centra-se a atenção nos aspectos jurídico-materiais considerados basilares na política de protecção dos consumidores.
Na II Parte, são estudadas as questões atinentes à determinação, quer da lei aplicável aos contratos internacionais celebrados através da Internet quer do foro competente, e, ainda que de uma forma muito sucinta, focam-se algumas das novas orientações que têm surgido ultimamente com vista à adopção de soluções de regulamentação harmonizada nesta matéria.

Índice


Perspectiva de Direito Material: Razão de Ordem. A Debilidade da Posição Contratual dos Consumidores • Panorâmica das Fontes • Do Contrato Celebrado com o Consumidor • A Forma • A Assinatura Digital

Perspectiva de Direito Internacional Privado: Lei Aplicável aos Contratos Celebrados através da Internet com os Consumidores • Foro Competente nos Contratos Celebrados através da Internet com os Consumidores • Novas Orientações • Conclusões

Ler mais

Autor

Elsa Dias Oliveira

Elsa Dias Oliveira, Professora Auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2011. Advogada com inscrição da Ordem dos Advogados desde 1999.

Ler mais