Partilhar

A Praça e a Torre: redes, hierarquias e a luta pelo poder global

Niall Ferguson

Em Stock



Desconto: 10%
21,96 € 24,40 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«O historiador britânico mais talentoso da sua geração.»
The Times

E se tudo o que julgávamos saber sobre a história estivesse errado?
Niall Ferguson propõe-nos uma nova forma de olhar o mundo: reformulando cada um dos períodos transformadores da história mundial, incluindo aquele em que vivemos, evidencia a existência de um confronto intemporal entre as hierarquias do poder e as redes sociais.
Grande parte da história é hierárquica: trata de papas, imperadores, presidentes, primeiros-ministros e generais. Fala-nos de Estados, exércitos e corporações. É sobre as ordens vindas de cima. Mesmo a história «da base» costuma centrar-se em sindicatos e partidos de trabalhadores. Mas e se isso acontecer simplesmente porque são as hierarquias que criam os arquivos históricos? E se estiverem a escapar-nos redes sociais igualmente poderosas mas menos visíveis, porque menos documentadas, mas que são as verdadeiras fontes de poder e os motores da mudança?

«Niall Ferguson escreveu outro livro magistral […] Ler as suas páginas é um reconstituinte cerebral. Não hesite!»
The Wall Street Journal

«A sua perspicaz análise da história, feita com inteligência e elegância, perdurará no tempo.»
The Guardian

«Silicon Valley precisava de uma lição de História e Ferguson deu-lha.»
Eric Schmidt

«Ferguson possui um talento especial para tornar os acontecimentos do passado distante tão vivos e atuais como os noticiários televisivos. […] Cativante e irresistível».
The New York Times

«Um polemista talentoso. É notável o seu contributo como historiador para o debate das grandes questões.»
Independent

«Além de se tratar de uma visão provocadora da história, pode considerar-se um guia operacional para a Idade da Internet.»
Christian Science Monitor

Ler mais

Autor

Niall Ferguson

Niall Ferguson é um dos historiadores mais reputados da Grã-Bretanha. É professor de História, titular da Cátedra Laurence A. Tisch, na Universidade de Harvard, investigador principal da Hoover Institution, Universidade de Stanford, e professor convidado da Universidade de Tsinghua, em Pequim. Publicou os livros Paper and Iron, The House of Rothschild, Empire, The War of the World, The Ascent of Money, High Financier, Civilization e The Great Degeneration, entre outros.
Também escreveu e apresentou seis séries televisivas, de muito êxito, no Channel Four: Empire, American Colossus, The War of the World, The Ascent of Money, Civilization e China: Triumph and Turmoil. Em 2009, The Ascent of Money ganhou um International Emmy for Best Documentary. Kissinger, um filme de longa-metragem baseado nas suas entrevistas com Henry Kissinger, ganhou o prémio de melhor documentário no New York Film Festival. Entre os seus muitos prémios e distinções contam-se o Benjamin Franklin Prize for Public Service (2010), o Hayek Prize of Lifetime Achievement (2012) e o Ludwig Erhard Prize for Economic Journalism (2013).

Ler mais