Partilhar

A Política como Vocação seguido de A Ciência como Vocação

Max Weber

2 dias


Desconto: 10%
13,41 € 14,90 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Duas conferências fundamentais para o pensamento filosófico e sociológico moderno publicados pela primeira vez de forma integral em língua portuguesa.

Os dois célebres textos de Max Weber (1864-1920), aqui propostos, são circunstanciais, mas ganharam o estatuto de "clássicos", e vale sempre a pena revisita-los.

A Política como Vocação é a famosa conferência pronunciada no Inverno de 1017 diante de estudantes, onde se desenha, de modo muito conciso, o aparecimento e o perfil do "político profissional", mas enquadrado numa reflexão filosófico-política de grande fôlego que, entre outras coisas, aborda o magno problema da relação entre a ética e a política.

O escrito A Ciência como Vocação resulta de uma comunicação a estudantes alemães em 1919 e deixa aparecer em vislumbres rápidos a visão, até certo ponto trágica, que Max Weber tem da cultura, palco de uma "luta de deuses", ou seja, de mundividências antagónicas, entre si incompatíveis e sem fundamento disponível de justificação, em contraste com as quais se alça a ciência, com o seu intuito modesto de conhecimento (possível) das diversas realidades.

Este volume conta com uma introdução de contextualização e reflexão da autoria de Miguel Morgado.

 

Ler mais

Autor

Max Weber

MAX WEBER nasceu em Erfurt, na Turíngia, em 1864. Interessou-se primeiramente pelo Direito e pela Economia, antes de chegar á Sociologia. Deve-se-lhe sobretudo ter feito da acção social um conceito central da sociologia. No decurso de toda a sua vida cultivou um interesse constante pela política, tornando-se ponto de referência numa ampla camada de intelectuais. Morreu em Munique em 1920.

Ler mais