Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Editorial Caminho
- Categorias:
- Data de lançamento: 16-12-2025
- Ano: 2025
- ISBN: 9789722133869
- Número de páginas: 160
- Edição: 1
- Capa: Cartonada
Sinopse
A presente edição destina-se a assinalar os cinquenta anos de atividade da Editorial Caminho, fundada em dezembro de 1975. A escolha desta forma de assinalar este aniversário justifica-se por dois motivos: José Saramago, que continua a ser o único escritor de língua portuguesa a conquistar o Prémio Nobel da Literatura, foi publicado pela Caminho ao longo de mais de trinta anos, até depois da sua morte em 2010; por outro lado, foi precisamente com esta peça de teatro que em 1979 José Saramago entrou na Caminho, e entrou para ficar, deixando uma marca indelével na editora.
Zeferino Coelho (editor)
Foi no início de junho de 1979 que, no palco e na sala da Academia Almadense, onde então o Grupo de Campolide (atual Companhia de Teatro de Almada) estava sediado, as palavras escritas por José Saramago na sua primeira peça de teatro ganharam corpo e alma. E a sua estreia como dramaturgo foi um dos momentos mais emocionantes da vida da companhia dirigida por Joaquim Benite.
"A Noite" foi escrita por José Saramago a convite de Luzia Maria Martins, que dirigia o Teatro Estúdio de Lisboa. A encenadora e dramaturga (maltratada em vida, e hoje injustamente esquecida) desafiou o autor a escrever uma peça no quinto aniversário do 25 de Abril. José Saramago aceitou o desafio e criou "A Noite". Mas, sem financiamento por parte do Estado, Luzia Maria Martins não pôde produzir e encenar a peça, e o escritor entregou-a a Joaquim Benite e ao Grupo de Campolide, de cujos espetáculos era espetador e admirador.
José Martins (encenador e ator)
Ler mais