Partilhar

Citações e Pensamentos de José Saramago

Paulo Neves da Silva

Em Stock


Desconto: 10%
13,95 € 15,50 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma compilação de grandes frases do único escritor de língua portuguesa vencedor do Prémio Nobel de Literatura.

José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, no Ribatejo, e fez-se leitor na biblioteca pública do Palácio Galveias, em Lisboa. Em 1947, publicou o seu primeiro livro, Terra do Pecado, e, em 1953, terminou o romance Claraboia, publicado apenas após a sua morte. Foi editor, tradutor, crítico literário e jornalista. E, apesar de ter regressado à escrita em 1966, com Os Poemas Possíveis, só em 1976 se instalou no Lavre para documentar o seu projeto de escrever sobre os camponeses sem terra e fazer nascer o romance Levantado do Chão e o modo de narrar que passou a caracterizar a sua ficção e que hoje é conhecido em todo o mundo.

Até 2010, ano da sua morte, a 18 de junho, em Lanzarote, José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos como Memorial do Convento, O Ano da Morte de Ricardo Reis, A Jangada de Pedra, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, ou A Viagem do Elefante. Recebeu o Prémio Camões em 1995 e, em 1998, tornou-se o único autor de língua portuguesa distinguido com o Prémio Nobel de Literatura.

Repositório de frases marcantes e aforismos, mas também porta de entrada para a obra do escritor, este livro contém 640 citações de José Saramago, enquadradas em 280 temas, e ainda 20 textos breves.


Ler mais

Autor

Paulo Neves da Silva

Paulo Neves da Silva, além de ser licenciado em Matemáticas Aplicadas e de exercer a sua atividade profissional na área do desenvolvimento de software, é apaixonado pelas letras e pela leitura. Por esse motivo, iniciou, em 2000, a pesquisa e recolha sistemática de citações, excertos de textos e poemas, que classifica tematicamente e partilha de forma livre no site do qual foi o mentor, o Citador, em www.citador.pt, atualmente uma referência em Portugal. Expandindo o resultado das suas recolhas, a partir de 2005 iniciou a edição de vários livros, destacando-se pelas sucessivas reedições a coleção Citações e Pensamentos. O volume dedicado a José Saramago é o seu mais recente livro e o vigésimo que publica.

Ler mais