Partilhar

A Luz da Cal - Itinerário Alentejano

Urbano Tavares Rodrigues

Em Stock



Desconto: 10%
31,50 € 35,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

"A Luz da Cal "surge no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues. Uma obra única, que relembra a grandeza do grande escritor, que perpetuou o Alentejo como um mundo livre, sem muros, que deixou passar das invasões e permaneceu inviolado, alheio às mutações da história (…) Nenhum limite no espaço e no tempo (…).Assim é o seu itinerário alentejano, feito em parceria com António Homem Cardoso. Esta dupla revela-nos o íntimo do “seu Alentejo”, de um modo poético e belo, reforçado pelas fotografias, igualmente poéticas, que narram para além dos campos alentejanos, os céus de horizontes largos, das aldeias brancas com as suas gentes.

Ler mais

Autor

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e estatística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois e A Estação Dourada
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou ativamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta. 
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa. 


Ler mais