Partilhar

Desconto: 10%
12,60 € 14,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Uma biografia despretensiosa de personagens fictícias que descortinam as cenas contrastantes de Lisboa e do Alentejo:

Aos vinte e três anos, José Lopo publica o seu terceiro e último romance, uma obra inacabada voluntariamente, circular, nua e de escrita escorreita mas bruta, onde descrevia sem grande pudor a vida de Sara, uma mulher perdida entre as obrigações da sua vida social e o

desassossego da sua vida interior. Assinou o livro com novo pseudónimo, publicou uma edição de autor que nunca pôs à venda, e enviou todos os exemplares para os vários escritores que foi conhecendo na sua curta carreira de colunista literário. A reacção a este romance não foi consensual, como nada na vida de José Lopo. Miguel Torga enviou-lhe uma carta, enternecido, agradecendo a amabilidade de lhe ter enviado aquele livro, que em muito o mudara. Almada Negreiros comentou-o em toda a parte, estranhando que ninguém o conhecesse. Vergílio Ferreira convidou-o a visitar a sua casa para poderem discutir com calma tudo o que acabara de ler.

Poucas semanas depois, José Lopo abandonou Lisboa com destino à sua aldeia natal.

Diante do seu funeral completamente vazio, não era possível imaginar que, na verdade, José Lopo fora um autor de sucesso. Foi elogiado por sua originalidade e por referenciar os clássicos, foi considerado de vanguarda e tradicional, classificado como surrealista e neo-realista. No entanto, toda a sua obra foi publicada sob pseudónimos, permanecendo incógnito no final da sua vida.

No mesmo dia do funeral de José Lopo, Pedro Coletti e Sara Soares conhecem-se. Ele, um existencialista, que encontrara no amor um antídoto para o medo da morte. Ela, uma leitora voraz, uma acumuladora de livros, sem que neles encontrasse uma razão para viver.

“Cal” é o terceiro livro de Gustavo Nobre de Jesus publicado pela editora Gato-Bravo, após “Do amor” (teatro) e “Poemas de vida e de morte de um médico à noite” (poesia). Com uma obra madura, o autor alcança o poder de manter o leitor atento à leitura, enquanto narra os caminhos, angústias, amores e decepções destes dramáticos personagens portugueses.

Ler mais

Autor

Gustavo Nobre de Jesus

Nascido em 1986, é natural de Lisboa. Publicou poesia (Poemas de vida e de morte de um médico à noite) e teatro (Do amor) antes desta sua primeira novela. Divide o seu tempo entre a medicina e a escrita.


Ler mais