
Poderá gostar
Detalhes do Produto
- Editora: Edições Vieira da Silva
- Categorias:
- Ano: 2021
- ISBN: 9789897794834
- Número de páginas: 202
- Capa: Brochada
Sinopse
Após o enquadramento geográfico da mais histórica freguesia do concelho de Mora e o contexto sociológico e familiar de uma pacata vila rural em finais da 2ªGrande Guerra mundial, o livro, em linguagem simples e despretensiosa, traduz o percurso de uma longa vida de mais de sete décadas, recheada de interessantes histórias e peripécias, que certamente irão despertar o interesse dos leitores.
Pela mão de uma família abastada de Évora, com raízes em Pavia, o miúdo de apenas nove anos entrou no Seminário Menor de Vila Viçosa, acreditando no sonho de, após doze longos anos de estudos, um dia vir a ser padre.
O sonho tornou-se realidade, mas a diocese que o esperava, contra todas as espectativas, não seria Évora, onde completaria o curso, mas a longínqua, mesmo nos antípodas, Diocese de Díli, em Timor.
Depois de uma longa viagem, com a descrição de alguns inesperados contratempos, esperavam-no dois intensos anos de trabalho no interior da Província, onde teve de aprender o dialecto indígena mais falado, o Tétum, e de “ tirar a carta de cavalo”, único meio de transporte na montanha, para poder exercer as suas funções pastorais nas várias Estações Missionárias de que estava incumbido.
Chamado a Díli, foi-lhe confiada a ingrata missão de fundar um Colégio Diocesano, sem que a Diocese tivesse possibilidade de lhe dispensar instalações, professores, ou qualquer contributo pecuniário. Mas a obra nasceu e vingou com toda a pujança.
Desde professor às várias lides pastorais, em Díli e na ilha do Ataúro, de Assistente Eclesiástico a Director de três coros e responsável por um programa radiofónico semanal, foram três os intensos anos que, a juntar aos dois passados na montanha, o separaram do regresso à Metrópole, com um sem número de histórias e peripécias em que se viu envolvido e que, no livro, pretende partilhar e deixar para memória futura.
Com a passagem ao estado laical entregou-se, com afinco, ao mundo do trabalho empresarial, vertendo nesta obra o testemunho de uma vida recheada de histórias interessantes, muitas delas partilhadas por figuras públicas bem conhecidas, deixando bem vincada a sua passagem pelo sector imobiliário ao mais alto nível, onde granjeou um sem número de amizades que ainda hoje perduram.
Das suas memórias, para além do amor à terra que o viu nascer e de cujas origens se sente orgulhoso, ressalta, ainda bem vivo, o seu sentimento de gratidão e carinho por um povo que o marcou para sempre, fazendo questão, com muito orgulho, em considerar a sacrificada terra de Timor como a sua segunda pátria.