Partilhar

+5% em Cartão Almedina
Desconto: 20%
16,15 € 20,19 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Continuação da Publicação da Obra completa de Urbano Tavares Rodrigues

A presente edição conta ainda com um Prefácio de Manuel Gusmão, cuja extrema densidade de análise desmonta todos os processos narrativos do autor de Bastardos do Sol e ilumina os caminhos da solidariedade que tornam estes seus livros em comovedoras obras de resistência.

Toda a poesia da escrita de Urbano Tavares Rodrigues é vista à lupa por Manuel Gusmão na sua beleza e funcionalidade.

Reúnem-se neste volume os livros: Uma Pedrada no Charco , Nus e Suplicantes, o seu primeiro romance, Bastardos do Sol e mais uma recolha de contos e novelas, As aves da Madrugada, correspondentes ao fim dos anos 50 e o início dos anos 60.

Ler mais

Autor

Urbano Tavares Rodrigues

Urbano Tavares Rodrigues não é apenas o grande escritor do Alentejo, das suas gentes e das suas paisagens, é também o romancista e contista de Lisboa e de outras atmosferas cosmopolitas que, como jornalista e professor universitário, bem conheceu, viajando por todo o mundo.
Catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, membro da Academia das Ciências, tem uma obra literária e estatística muito vasta e traduzida em inúmeros idiomas, do francês e do espanhol ao russo e ao chinês. Obteve diversos prémios, entre eles o de Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio Fernando Namora, o Ricardo Malheiros da Academia das Ciências, etc.
De entre os seus maiores êxitos de crítica e de público, lembramos A Noite Roxa, Bastardos do Sol, Os Insubmissos, Imitação da Felicidade, Fuga Imóvel, Violeta e a Noite, O Supremo Interdito, Nunca Diremos Quem Sois e A Estação Dourada
Urbano Tavares Rodrigues, que foi afastado do ensino universitário durante as ditaduras de Salazar e Caetano, participou ativamente na resistência e foi preso e encarcerado por várias vezes nos anos sessenta. 
Faleceu no dia 9 de agosto de 2013, em Lisboa. 


Ler mais