Partilhar

A Gripe Pneumónica em Portugal Continental - 1918

João Frada

Indisponível


Desconto: 20%
13,57 € 16,96 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Oriunda da Ásia, dos E.U.A. ou da própria Europa (Brest ou Bordéus), a gripe de 1918, designada entre nós por «pneumónica», resultou da acção de uma estirpe de Mixovírus A, altamente patogénica, a qual, associada a gravíssimas complicações respiratórias bacterianas secundárias, provocou cerca de 20.000.000 de mortos, em todo o Mundo.
De acordo com os cálculos por nós efectuados a partir dos dados estatísticos do Movimento Fisiológico da População Portuguesa de 1918, a gripe, só em Portugal Continental, seria responsável por 60.474 mortos.

Ler mais

Autor

João Frada

João José Cúcio Frada, nasceu em Mira, em 08/05/1947. Licenciado em Medicina (FML), em Ciências Antropológicas e Etnológicas (ISCSP) e em História (FLL), Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Clínico e Professor Universitário, leccionando na Faculdade de Medicina de Lisboa e na Universidade Atlântica, em Lisboa, é autor de vários Livros e de cerca de 4 dezenas de Artigos científicos, nas áreas da História Médica, da Antropologia e Etnografia, da História Local, do Método Científico, da Poesia, da Saúde Pública e da Análise Política e Social.

Ler mais