Partilhar

O Século das Pandemias: Uma História de Contágio Global, da Gripe Espanhola à Covid-19

Mark Honigsbaum

Em Stock



Desconto: 10%
22,49 € 24,99 €

Sinopse

Da gripe espanhola à covid-19, este livro, enriquecido com um posfácio escrito especificamente para a edição portuguesa, é a história da incessante batalha entre a humanidade e os microrganismos.

Apesar dos incríveis progressos científicos alcançados ao longo dos últimos 100 anos, este período tem sido marcado por uma sucessão de surtos imprevistos, da peste pneumónica às mais recentes epidemias de sida, SARS e ébola.

No mundo globalizado, a medicina e a microbiologia não podem ser deixadas sozinhas no estudo e no tratamento de vírus; é necessário que a ecologia, a antropologia e a sociologia se façam ouvir e, claro está, que os políticos assumam as suas responsabilidades. Estar «preparado» para a próxima pandemia talvez seja impossível, mas repetir os erros de ontem e de hoje seria suicídio.

O autor é especialista em História da Medicina.

Mark Honigsbaum é um contador de histórias extraordinário e, enquanto especialista no assunto, tem uma visão muito clara da situação. Este livro expõe os limites da ciência versus natureza, e a maneira como as crises são moldadas tanto pelos humanos como pelos micróbios.

Livro enriquecido com um posfácio escrito especificamente para a edição portuguesa.

«Um livro informativo e dramático. Mark Honigsbaum explica a ciência médica de modo talentoso — tudo o que precisa de saber sobre epidemiologia está aqui — mas também escreve como um autor de policiais.» — The Sunday Times


Ler mais

Autor

Mark Honigsbaum

Mark Honigsbaum é escritor e jornalista especializado em História e Ciência das Doenças Infeciosas, sendo colaborador regular do Observer e da Lancet. Os seus livros incluem uma história global da malária e uma história social da pandemia de influenza de 1918. Também trabalha como historiador profissional, publicando nas áreas de História da Medicina, História Social da Medicina e História e Filosofia das Ciências da Vida.

Antes de se tornar escritor e investigador a tempo inteiro, teve uma longa carreira como jornalista de investigação e redator de jornais como Evening Standard, The Independent on Sunday, The Observer e The Guardian. Atualmente, tem um podcast, Going Viral, e produz animações para museus e plataformas educativas online, como o TED-Ed.

Ler mais