Partilhar

Desconto: 20%
12,00 € 15,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

O surgimento do projecto recua a 2004 quando Rui Moreira empreende uma série de viagens a Trás-os- Montes, especificamente a Podence e aldeias vizinhas, como propósito de reconhecer o território onde habitou em criança e conhecer física e visceralmente os rituais pagãos ainda em prática na região. Destes cultos destaca-se a festa dos Caretos de Podence, em que o artista começou a participar desde 2007 e a que Pedro Abreu Henriques Paixão se veio a juntar.
A experiência directa dos ritos locais, o contacto pessoal com os artesãos das máscaras, a estreita relação como ambiente local marcado pelas condições rigorosas da natureza envolvente, serviu-lhes de impulsor para o desenvolvimento de um projecto plástico e conceptual capaz de transpor para a actualidade artística uma estética simultaneamente enformada pela poética e pela analítica. […]»

Sara Antónia Matos

Ler mais

Autor(es)

Pedro A. H. Paixão

Ler mais

Rui Moreira

Rui Moreira nasceu no Porto, a 8 de agosto de 1956. Estudou em Inglaterra, onde se licenciou em gestão de empresas em 1978, tendo obtido, nesse ano, o prémio de melhor aluno do curso. Foi campeão nacional de vela em várias classes e representou Portugal em campeonatos do mundo e da Europa. Regressado a Portugal, dedicou-se a negócios na área da navegação e dos portos. Tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses da cidade do Porto e da região Norte, organizando e participando em conferências sobre o tema, escrevendo para a imprensa - cronista do Público desde 2004 - e como comentador político em várias estações televisivas. Em 2001, foi eleito presidente da Associação Comercial do Porto, cargo que ocupou até 2013. Paralelamente exerceu diversos cargos consultivos nas áreas do comércio, da cultura e do ensino superior (nas Universidades do Porto e Católica). Acérrimo adepto do Futebol Clube do Porto, assinou durante anos, uma crónica no jornal A Bola e foi membro do painel do programa "Trio d'Ataque", da RTP. É presidente da Câmara Municipal do Porto, eleito como independente em 2013 e 2017.

Ler mais