Partilhar

A Europa no Pós-Euro - Desafios e Respostas

Rui Henrique Alves

Sujeito a confirmação por parte da editora

Desconto: 10%
14,41 € 16,01 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Tem-se verificado, no espaço da União Europeia, um claro desequilíbrio entre o nível de integração económica (quase no ponto máximo) e o nível de integração política (ainda bastante débil). Este desequilíbrio estará na base da dificuldade em assegurar uma resposta eficiente aos principais problemas com que a União Europeia se confronta: dificuldades ao nível da competitividade e do emprego; falta de peso político na cena internacional; insuficiente participação democrática dos cidadãos; deficiente poder de decisão e de intervenção da União.
No presente obra, Rui Henrique Alves, Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, analisa os diversos caminhos que, a nível político e institucional, poderá tomar a União Europeia face a estes desafios no pós-euro. Em particular, discute a hipótese do criação de uma Federação de Estados-Nação e evidencia as consequências de tal solução em termos da definição e da execução das políticas orçamentais nacionais e do dimensão do orçamento comunitário.
Trata-se, neste contexto, de uma obra que cobre um domínio pouco discutido em Portugal, apesar do seu evidente interesse. O seu conteúdo é de particular relevância para os estudiosos das questões da política e do economia europeias, mas também, até pela linguagem simples usada pelo autor, para o público em geral.

Índice

Capítulo 1 - O Impacto da Moeda única e os desafios no pós-euro
Capítulo 2 - Da moeda única à união política:que caminhos?
Capítulo 3 - Um modelo federal de organização política e institucional na União Europeia
Capítulo 4 - Do federalismo político ao federalismo orçamental
Capítulo 5 - Um modelo federal de organização económica na União Europeia

Ler mais

Autor

Rui Henrique Alves

Ler mais