Partilhar

Economia da União Europeia

Direito para Economistas, Gestores e Marketeers

Alfredo Marques

Indisponível

Desconto: 10%
27,00 € 30,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

Neste livro apresentam-se e discutem-se, no plano da teoria e a nível empírico, os principais elementos da integração económica europeia realizada no quadro da UE, procurando-se sobretudo apreender os efeitos práticos desta experiência.
Assim, após um primeiro capítulo de enquadramento geral do tema, abordam-se nos capítulos seguintes, de um modo detalhado, o mercado único europeu (MUE) e a união monetária europeia (UME). O primeiro (MUE) é tratado quer do ponto de vista da integração negativa (efeitos da simples eliminação dos obstáculos à mobilidade de produtos e factores de produção entre os Estados-Membros), quer na óptica da integração positiva (análise das principais políticas de acompanhamento deste mercado). A abordagem da UME, por sua vez, incide nos tópicos comuns deste tema, dando-se aqui um especial relevo aos «custos» da moeda única para os países aderentes e aos meios disponíveis ou necessários para lhes fazer face.
Pelo seu conteúdo e pelo método de abordagem dos assuntos, o livro destina-se, por um lado, ao público académico (podendo servir de suporte a disciplinas de licenciatura ou mestrado em cursos de Economia, Gestão, Relações Internacionais ou outros) e, por outro lado, a leitores comuns com um nível de exigência elevado nas matérias em questão.

Índice

Economia Mundial, Regionalismo, Multilateralismo
O Mercado Único Europeu no Domínio dos Bens e Serviços
O Mercado Único Europeu no Domínio dos Factores de Produção
A Política Comunitária de Concorrência Aplicável ás Empresas
A Política Comunitária de Concorrência Aplicável aos Auxílios de estado
A Política Regional da União Europeia
A União Monetária Europeia

Ler mais

Autor

Alfredo Marques

Licenciado em Economia pela Faculdade de Ciências Económicas de Aix-en-Provence (1974) e doutorado em Economia (ramo de Economia do Desenvolvimento) pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble (1980). Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Docente desta Faculdade desde 1974, lecionando nas áreas da Economia da Integração Europeia (Teoria, Instituições, Políticas Comuns), Economia do Crescimento e do Desenvolvimento, Economia Industrial e Economia Portuguesa. De 1988 a 1996 foi administrador principal da Comissão Europeia na Direção Geral da Concorrência, onde foi responsável pela Coordenação da Unidade «Auxílios Regionais» e pela monitorização dos Programas Nacionais de Desenvolvimento Regional dos diferentes Estados-Membros co-financiados pelos Fundos Estruturais. Foi, ainda, presidente da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro). Tem exercido atividade de consultoria sobre políticas europeias desde 1996 e participado na avaliação de Programas Operacionais co-financiados pelos Fundos Comunitários. É autor de Economia da União Europeia (Almedina) e de mais de três dezenas de artigos e capítulos de livros sobre problemas de crescimento e desenvolvimento económico, especialização produtiva, política industrial, inovação tecnológica e temas comunitários (em particular, Política de Concorrência, Fundos Estruturais e União Monetária).

Ler mais