Partilhar

A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia

José Sócrates

Sujeito a confirmação por parte da editora

, prefacio de Lula da Silva


Desconto: 10%
15,30 € 17,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

«Neste livro, José Sócrates desenvolve sua análise a partir de três abordagens complementares. Desfila a argumentação pelos canais da História, aborda os aspectos éticos da questão e acentua os danos que a prática da tortura acarreta às próprias instituições democráticas. Consegue desmontar, pedra por pedra, de forma convincente, todas as falácias a respeito da admissão do emprego da tortura em casos excepcionais, ou condicionada à limitação de sua intensidade e duração, ou ainda reservada exclusivamente aos episódios —sempre imaginários —em que um artefatonuclear está prestes a explodir, ou centenas de crianças estão reunidas num cinema que somente o terrorista imaginário pode confessar, se pressionado pela dor.» InPrefácio de Luiz Inácio Lula da Silva.
«O 11 de Setembro trouxe-nos uma novidade: pela primeira vez uma democracia, envolvida numa guerra contra o terror, não usa a tortura de forma clandestina —fora da lei—mas tenta introduzi-la num quadro de exceção dentro da lei.»

Ler mais

Autor

José Sócrates

José Sócrates foi eleito deputado, pela primeira vez, em 1987. Foi depois secretário de Estado, ministro-adjunto do primeiro-ministro e ministro do Ambiente. Exerceu o cargo de primeiro-ministro de 2005 a 2011. Liderou o Partido Socialista entre 2004 e 2011.

É licenciado em Engenharia Civil. Fez o MBA no ISCTE e é mestre em Ciência Política por Sciences Po. É autor dos livros A Confiança no Mundo – Sobre a Tortura em Democracia (2013), o Dom Profano – Considerações Sobre o Carisma (2016) e ainda O Mal que Deploramos – O Drone, o Terror e os Assassinatos-Alvo (2017).

Ler mais