Partilhar

A Confiança no Mundo

José Sócrates

Em Stock


Desconto: 20%
17,60 € 22,00 €

Detalhes do Produto

Sinopse

(Edição especial e limitada, cartonada, com capa de Júlio Pomar e posfácio de Eduardo Lourenço.)

«A Humanidade nunca esteve nem está para além do Bem e do Mal. Essa divisão é o enjeu da pulsão definidora do que nós somos como seres livres responsáveis pelo que nos perde ou misteriosamente nos salva. A História — se este fantasma existe como auto-retrato da nossa alma, pessoal ou colectiva — é um eterno e nunca gasto combate para separar em nós e no mundo o que nos humaniza do que nos remete para a condição impensável mas nunca extinta do inumano. A barbárie — e entre ela a que a "tortura" exemplifica — é só a prova do que nos custa estar à altura da nossa vocação de superar a inumanidade de que somos parte e nos tornar os "meros seres humanos" que nos propomos ser.» In Posfácio de Eduardo Lourenço «O 11 de Setembro trouxe-nos uma novidade: pela primeira vez uma democracia, envolvida numa guerra contra o terror, não usa a tortura de forma clandestina — fora da lei — mas tenta introduzi-la num quadro de exceção dentro da lei.»

Ler mais

Autor

José Sócrates

José Sócrates foi eleito deputado, pela primeira vez, em 1987. Foi depois secretário de Estado, ministro-adjunto do primeiro-ministro e ministro do Ambiente. Exerceu o cargo de primeiro-ministro de 2005 a 2011. Liderou o Partido Socialista entre 2004 e 2011.

É licenciado em Engenharia Civil. Fez o MBA no ISCTE e é mestre em Ciência Política por Sciences Po. É autor dos livros A Confiança no Mundo – Sobre a Tortura em Democracia (2013), o Dom Profano – Considerações Sobre o Carisma (2016) e ainda O Mal que Deploramos – O Drone, o Terror e os Assassinatos-Alvo (2017).

Ler mais